.

.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

TORRE DO SOL – OBRAS ACELERADAS


A cidade de CHAPADINHA vai receber o 1º e maior empreendimento no setor do ENTRETENIMENTO, TURISMO E LAZER de toda a sua história.

Projeto inovador e moderno com estruturas de piscinas, toboáguas, rampas molhadas, brinquedos aquáticos, playgrounds, campos de futebol e vôlei, chalés, restaurante, amplo estacionamento, espaço de jogos e muito mais. Não deixe de se associar.

O final de semana de Chapadinha nunca mais vai ser o mesmo depois desse projeto.

As obras estão bastante avançadas. As piscinas estão sendo testadas. Vários brinquedos já foram montados.

Os empresários José Filho e Sonia Lucena estão acompanhando de perto o andamento das obras e garantem que o parque será inaugurado antes do fim do ano. Sonia Lucena informou que os passaportes a preço promocional já estão esgotando.

Quem compra o passaporte tem direito a mais 5 dependentes.

Informações - Email: parquetorredosol@hotmail.com





A baleia na piscina infantil... Visitantes conferem o andamento das obras



Golfinho com a cascata e o castelo ao fundo..... A empresária Sonia Lucena



O empresário José Filho com o repórter J. Coutinho (boné)... A cascata na piscina para cranças
Compartilhe via:
Read More

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Prefeitura entrega autorização provisória para transporte alternativo da zona rural

Por William Fernandes

A Prefeitura Municipal de Chapadinha entregou a autorização provisória para a circulação de transportes alternativos na zona rural do município. No encontro, realizado quarta-feira pela manhã, no auditório da prefeitura, foi apresentada a planta do Terminal Rodoviário e criada a associação que comandará a categoria.

Em Chapadinha existem mais de 30 veículos que transportam diariamente centenas de passageiros para a zona rural do município. Os proprietários de transportes alternativos estão se organizando e criaram a Associação dos Transportes Alternativos de Estradas Vicinais de Chapadinha, que é presidida por Francisco José de Sousa, o "Kim". Na reunião foi entregue a cada um dos motoristas uma autorização provisória, que permite a eles trabalharem normalmente até que sejam regularizados.

Com a construção do terminal os passageiros da zona rural de Chapadinha passarão a ter um local adequado com banheiros, lanchonetes e bancos para descansarem enquanto aguardam a hora do embarque para o interior.

De acordo com a secretária de Assistência e Ação Social, Danúbia Carneiro (na foto com os motoristas), que estava representando o prefeito Magno Bacelar, o terminal estará pronto dentro de dois meses. "Nós estamos colocando o prazo de 60 dias para que a prefeitura de Chapadinha entregue esse terminal para que eles possam desenvolver o seu trabalho e possam absorver a demanda de passageiros com qualidade e com eficiência" salientou Danúbia Carneiro.
Compartilhe via:
Read More

Paredes de casa sem alicerce desabam no bairro Japão

Por William Fernandes - 29-02-08

Uma casa sem alicerce, por pouco não virou cenário de uma tragédia, no bairro Japão, em Chapadinha. As paredes da casa desabaram minutos depois que a família terminou o almoço. A casa fica localizada em uma área bastante acidentada e nas proximidades existem muitas outras casas correndo o mesmo risco.

A parede da casa desabou por volta do meio-dia, segundos depois que a lavradora Maria Aparecida terminou de almoçar na cozinha, juntamente com os cinco filhos e o marido.

Pura Sorte
Ela e os filhos foram receber os entregadores de uma loja e a parede caiu logo em seguida, quando não havia mais ninguém no local. A mesa quebrou e os alumínios ficaram todos destruídos e agora estão servindo apenas de brinquedos para as crianças que continuam a passar pelo local a todo o instante.

Dona Maria comprou a casa a 8 meses por R$ 2.000,00 para que os filhos que moravam no interior do município viessem à cidade terminar os estudos. Ela disse à reportagem do blog da Mirante que ficou mais chateada com o antigo dono da casa porque ele não a avisou que a casa não tinha alicerce.
Dona Maria sabe que a casa não resistirá por muito às chuvas que virão e faz um apelo à população para que a ajude a comprar material para construir uma nova casa no local.
Compartilhe via:
Read More
Postado em          

GALO QUER A PRIMEIRA VITÓRIA NA TAÇA




Por William Fernandes – 28-02-08

Vitória. Essa é a palavra de ordem no Chapadinha que precisa desesperadamente somar 3 pontos domingo contra o grande rival do Baixo Parnaíba, o Santa Quitéria, na casa do adversário, PARA manter-se vivo e com chances de classificação ao quadrangular da Taça Cidade 2008.

Cabrera, que vinha sendo sondado por dirigentes do Sampaio, mas acabou permanecendo no comando técnico do Chapadinha, tem conversado bastante com seus jogadores antes de cada treino, a fim de manter o estímulo de todos, passando a eles, que nem tudo está perdido e, lembrando sempre que no ano passado, a equipe passou por situação parecida e acabou realizando uma das melhores campanhas no estadual 2007.

Várias mudanças poderão ser realizadas na equipe para o jogo de domingo. Com o zagueiro Arnaldo Carioca e o lateral esquerdo Calyton expulsos na última partida, Cabrera vem treinando com David na zaga e com Café e Jadinho revezando na lateral esquerda. Jadinho é lateral e meia. Ele veio do Rio Claro de SP.

Outras prováveis mudanças poderão ocorrer na lateral direita, com a estréia do Carioca Silvinho e no meio, com outro estreante, o também Carioca Paulo Ayata.

Hoje foi realizado um treino físico pela manhã e aa tarde, o técnico Cabrera comandou o treino técnico-tático. Amanhã à tarde será realizado o coletivo-apronto, onde Cabrera definirá a equipe titular para o jogo de domingo no “Rodrigão” contra a “Raposa”.
Compartilhe via:
Read More

PREFEITURA INTERDITA PRAÇA PARA REFORMA

Por William Fernandes – 28-02-08

A secretaria municipal de obras interditou parcialmente a Praça Coronel Luis Vieira, hoje à tarde, para que possa ser iniciada a reforma anunciada na semana passada. A praça ganhará novo piso, com pedras portuguesas, além de novos bancos e iluminação.

O secretário municipal de obras, Reginaldo Marinho, garantiu que a praça estará pronta até o dia 29 de março, data em que será comemorado o aniversário de 70 anos de emancipação política do município de Chapadinha.



Compartilhe via:
Read More

Celso Teixeira é o novo técnico do Sampaio

Treinador já chegou e começou a trabalhar

O novo treinador do Sampaio chegou hoje cedo a São Luís e logo começou a trabalhar. O time Tricolor já perdeu o que podia perder, por isso precisa iniciar uma reação já na partida contra o Maranhão no domingo.
O técnico Celso Teixeira (foto) que estava no CSA-AL chegou para encarar o desafio de tentar classificar a equipe para a Série C. O Sampaio é o último colocado no grupo da Capital da Taça Cidade de São Luís. O time fez três jogos e perdeu todos. Para continuar vivo, o Sampaio precisa vencer os três jogos que ainda fará nesta primeira fase e torcer por uma combinações de resultados.
O tempo é curto e não sei se a diretoria ainda estaria disposta a contratar jogadores. Não sei também se acontecerá alguma faxina no elenco. É preciso olhar primeiro o que o clube possui.
O fato é que a torcida terá que ajudar o novo treinador a tirar o Sampaio desse quadro gravíssimo. Ele sozinho não fará milagre. Os jogadores também terão que fazer a parte deles. Se tudo começar a funcionar bem, logo o Sampaio estará no lugar que merece.
Compartilhe via:
Read More

Polícia prende homem que matou companheira e enterrou o corpo

Por Luiz Carlos Júnior – 28-02-08

BURITI - O serralheiro José Cláudio da Costa (foto), 36 anos, foi preso em Coelho Neto pelo delegado Dicival Gonçalves, uma semana depois de ter assassinado a companheira Sandra Barbosa, de 38. De acordo com o delegado, a mulher foi morta com três facadas – duas no pescoço e uma na garganta - além de várias pauladas na cabeça.

Após cometer o crime que chocou a população de Burutí de Inácia Vaz, a 72 quilômetros de Chapadinha, José Cláudio enrolou o corpo da companheira em um lençol e o enterrou num morro próximo à residência do casal.
O crime aconteceu na última quinta-feira, por volta das seis da manhã. Por motivo de segurança, o delegado regional transferiu José Cláudio para Chapadinha. Em entrevista à imprensa o serralheiro confessou o crime e disse que matou a companheira por ciúmes.
Compartilhe via:
Read More

Politraumatismo foi a causa da morte de PM vítima de acidente de trânsito

Por Luiz Carlos Júnior – 28-02-08

Representante do comando-geral da Polícia Militar trouxe hoje o resultado do exame cadavérico do PM Edvaldo Barbosa Machado (foto), vítima de acidente de moto, ocorrido no último domingo 24. A certidão de óbito do policial diz que ele sofreu Politraumatismo (traumatismos múltiplos).

O comandante geral da PM, coronel Pinheiro Filho mandou um micro-ônibus com policiais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, onde o militar servia para trazer o corpo do policial a Chapadinha.

Edvaldo foi sepultado ontem, às 17h00, no Cemitério do Sozinho.
Compartilhe via:
Read More

Prefeitura assina convênio com DETRAN

por Luiz Carlos Júnior – 28-02-08

CHAPADINHA - O prefeito Magno Bacelar assinou o termo operacional e de cooperação técnica com o DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito. Com a aprovação do Código Brasileiro de Trânsito em 1997, o município teve seu poder ampliado na administração do trânsito.

Magno Bacelar disse que todos os requisitos foram preenchidos para a integração do município ao sistema nacional de trânsito.

Onézimo Garreto, secretário de finanças, afirmou que a prefeitura passa a ser responsável pelo planejamento, projeto, sinalização, aplicação de multas, educação e fiscalização do trânsito.

A Junta Administrativa de Recursos às Infrações (JARI) já está implantada e tem como objetivo julgar os recursos dos motoristas contra multas no município aplicadas pelos agentes municipais de trânsito e pela Polícia Militar.
Compartilhe via:
Read More

TROCA DE TIROS DEIXA DOIS FERIDOS EM BREJO

Por Luiz Carlos Júnior – 28-02-08

BREJO - Uma troca de tiros envolvendo quatro moradores do povoado Acampamento, zona rural de Brejo, deixou duas pessoas gravemente feridas ontem à noite. O tiroteio segundo a polícia foi motivado por uma rixa entre os envolvidos.

O delegado regional de chapadinha, Alessandro Gomes, informou que os outros dois atiradores foram presos hoje pela manhã na cidade de Buriti de Inácia Vaz. Os dois feridos continuam internados em um hospital de Teresina.
Compartilhe via:
Read More

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

CABRERA PODE TROCAR O GALO PELO SAMPAIO

Por William Fernandes – 27-02-08 10h00

CHAPADINHA - O técnico do Chapadinha, Paulo Cabrera (foto) poderá deixar a equipe nas próximas horas. O treinador vem sendo assediado pela diretoria do Sampaio Correa desde a noite de segunda-feira, quando a equipe tricolor perdeu para o Moto na terceira rodada da Taça Cidade, pelo grupo da capital.

O técnico do Sampaio, Hércules Venzon pediu demissão após a partida e, imediatamente, dirigentes do Sampaio ligaram para Cabrera. De lá para cá, eles vêm mantendo contatos com o treinador do Galo, oferecendo propostas “tentadoras”.

Hoje pela manhã, Cabrera informou ao blog da Mirante que já conversou com o presidente do Chapadinha, Magno Bacelar, que está viajando e que será muito difícil permanecer. “O que pode fazer com que eu fique no Chapadinha é o carinho que eu tenho pelo time e pela torcida. Os jogadores também querem que eu fique e disseram que farão de tudo para tirar o time da lanterna do grupo do interior. Vou aguardar a chegada do presidente para conversarmos pessoalmente sobre o assunto, mas são grandes as chances de deixar a equipe”.

Hoje à tarde o time fará o primeiro coletivo da semana, visando o jogo de domingo contra o Santa Quitéria, fora de casa pelo returno da TC. Cabrera informou que enquanto nada for definido, ele continuará treinando o Galo.

A situação do Sampaio Correa é bem mais difícil que a do Chapadinha, pois a equipe ainda não somou nenhum ponto no grupo da capital e está a seis pontos do segundo colocado, faltando apenas 3 jogos para o fim da fase classificatória para o quadrangular final da competição. O Chapadinha tem só 1 ponto, mas está a apenas 3 do segundo do grupo do interior, que é o Imperatriz.
Compartilhe via:
Read More

UFMA visa ação de reintegração de posse

SÃO LUÍS - A UFMA vai acionar a Procuradoria Federal para pedir a reintegração de posse do Campus de Chapadinha. A informação foi dada pelo procurador geral da Universidade, José Rinaldo Maya. O local vem sofrendo invasões, que já correspondem a 80% da área total.
O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais é uma área federal e pertence à União. Casas e até estabelecimentos comerciais foram construídos irregularmente no terreno da Universidade. No Centro estudam centenas de alunos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Ciências Biológicas.
O Campus foi construído em 2006 e possui 150 hectares. Porém, apenas 20% do terreno pôde ser aproveitado em função das invasões. Ao longo dos anos, 60% da área do Campus do Bacanga foi perdida por habitações irregulares.
ASCOM/UFMA
Compartilhe via:
Read More
Postado em          

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

MORRE EM SÃO LUIS POLICIAL QUE SOFREU ACIDENTE DE MOTO

William Fernandes - 26-02-08 22h20

O policial militar Edvaldo Barbosa Machado, mais conhecido como "Negão da Aparecida", que estava internado no Socorrão II em São Luis, desde domingo último, quando se acidentou de moto na Avenida Presidente Vargas, não resistiu aos ferimentos e morreu nesta terça 26, às 22h00.
O policial Edvaldo Machado...

... e a moto que ele conduzia.


O corpo do policial está sendo aguardado em sua residência, em Chapadinha, na Rua Gustavo Barbosa, próximo ao salão do Agnaldo Cabeleireiro.
Compartilhe via:
Read More

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Final de semana violento no trânsito de Chapadinha

Por Luiz Carlos Júnior 25/02/2008
No sábado, dois adolescentes, Edmilson de Lima Sarmento, conhecido como Papa-Tudo e Jhonatan Viana dos Santosforam atropelados na BR-222, Vila Isamara, por uma Kombi.
As vitimas ficaram estendidas no asfalto esperado por socorro. De acordo com o capitão da PM Jovan os rapazes trafegavam de bicicleta pela BR-222 quando foram atingidos pelo veiculo.
A polícia ainda não tem informações concretas de quem teria provocado o acidente. Os adolescentes acabaram sendo socorridos pela Polícia Militar e encaminhados ao HAPA (Hospital Antonio Pontes de Aguiar) e, de lá, levados a São Luis.
No domingo, duas motocicletas se chocaram na avenida Presidente Vargas. A moto conduzida pelo policial militar Edvaldo Barbosa Machado entrou na contramão e chocou-se violentamente contra a motocicleta do lavrador José Aragão Costa. O policial militar que provocou a batida também foi encaminhado para a capital.

ACIDENTE DE ONTEM NA VILA ISAMARA

VEJA MAIS FOTOS: CLIQUE AQUI





Compartilhe via:
Read More

domingo, 24 de fevereiro de 2008

GALO PERDE PARA O BEC E SE COMPLICA

Chapadinha 1 x 3 Bacabal
William Fernandes - 24 de fevereiro de 2008

E o que aconteceu em Imperatriz acabou se repetindo em Chapadinha. O time do Galo da Chapada criou inúmeras chances de marcar, fez apenas 1 gol e acabou perdendo por 3 a 1. Desta vez foi pior, porque o jogo foi em Chapadinha.

Contrariando as expectativas (por causa da decisão da Taça GB entre Fla x Bota), a torcida do Galo da Chapada compareceu em grande número ao estádio Lucidão e teve a chance de ver o time partindo pra cima e pressionando o Bacabal durante todo o primeiro tempo. Mas o gol só veio aos 38 minutos, quando Vanvan foi derrubado na área do BEC e o árbitro Marcelo Filho marcou pênalti. Clayton cobrou com perfeição, no canto esquerdo alto de Baby, abrindo o marcador. O Chapadinha continuou pressionando no restante do 1º tempo, mas ficou nisso mesmo.

No intervalo da partida o técnico do BEC, Dário Lourenço modificou a equipe colocando dois jogadores de meio de campo e de ataque e tirando dois de defesa. O jogo teve um equilíbrio, mas o Galo continuava bem, até que aos 17 e 18 minutos, em duas jogadas de bola parada, a história do jogo mudou. Justamente no momento em que a torcida organizada do Bacabal tinha saído da arquibancada e ido até o banco de reservas do seu time e achincalhava o treinador, pedindo sua saída do time e chamando alguns jogadores de mercenários. Enquanto isso acontecia, em campo, dava um branco na defesa do Chapadinha que praticamente assistiu o BEC virar o jogo com Cadu e Douglas. Foi uma ducha de água fria na torcida e no time do Chapadinha.

Para piorar, aos 27, o zagueiro Arnaldo Carioca acabou sendo expulso, ao discutir com o volante Gilmar do BEC que tinha cometido uma falta violenta sobre ele. Gilmar também foi expulso e ainda houve um princípio de tumulto por causa da discussão entre os dois fora de campo. A situação do Galo se agravou aos 30 com a expulsão do lateral Clayton que recebeu o segundo amarelo após falta por trás em Douglas.

Já meio desordenado e com um certo abatimento por sofrer uma virada repentina e estar com um jogador a menos, o Galo tornou-se presa fácil nos contra-ataques do Bacabal, até que, aos 36, Douglas fez seu segundo gol e fechou o placar em 3 a 1 para os visitantes. Com isso, o Bacabal quebrou duas escritas: pela primeira vez o Chapadinha perdeu para o Bacabal jogando em casa e pela primeira vez um time venceu o Chapadinha no “Lucidão” por uma diferença de 2 gols. Nesse momento, o torcedor do Galo começou a deixar o estádio e o jogo terminou mesmo nos 3 a 1 para o Bacabal.

Menos mal para o Chapadinha que o Santa Quitéria, o outro representante do Baixo Parnaíba, arrancou um heróico empate em Imperatriz depois de estar perdendo por 3 a 1, provando que o “ Cavalo de Aço” ainda tem muito o que melhorar. E o Santa é o próximo adversário do Chapadinha, no famoso “derby” do Baixo Parnaíba.
Jogos de hoje:
Chapadinha 1 x 3 Bacabal
Imperatriz 3 x 3 Santa Quitéria

Com os resulatdos de hoje a classificação ficou assim:
1ª Bacabal 7 pontos
2º Imperatriz 4 pontos
3º Santa Quitéria 3 pontos
4º Chapadinha 1 ponto
Próximos Jogos:
Domingo, 02 de março de 2008:
Santa Quitéria x Chapadinha
Imperatriz x Bacabal

Ataque do Galo no 1º tempo______________Clayton e Vanvan comemoram gol do Galo

Apesar da concorrência com o jogo da TV, a torcida compareceu e deu brilho ao espetáculo

Cadu, ex-Flu-RJ, fez o 1º do BEC__Douglas fez os outros dois

CHAPADINHA 1 X 3 BACABAL
Local: Lucídio Frazão (Chapadinha) 15h50 Data: 24 de fevereiro de 2008
Público: 1800
Gols: Clayton 39 do 1ºt de penalti (Cha) e Cadu 17, Douglas 18 e 38 do 2ºt. (Bac)
Arbitragem: Marcelo Filho; José Jorge S. Gomes, Damázio Câmara V. Neto e Jorge Viana da Silva.
Cartões Amarelos: Clayton (CHA) e Vinícius e Cadu (BEC)
Cartões Vermelhos: Gilmar e Arnaldo Carioca aos 27’ e Clayton aos 30’ do 2º t.

CHAPADINHA
– André, Erly (Heitor 40’ 2º t), Hans Müller, Arnaldo Carioca e Clayton; David, Bubu e Iata; Cortez, Vanvan (Jean 31' 2º) e Rivelino*.
Técnico: Paulo Cabrera
BACABAL – Baby, Diogo (Edvan-intervalo), Marcelo, Fabiano (Rodrigo Cruz-intervalo) e Márcio Oliveira; Vinícius (Gustavo aos 10' 2º t), Gilmar, Donizete Amorim e Gil Baiano; Douglas e Cadu.
Técnico: Dário Lourenço
*Rivelino: reestréia no Galo
Compartilhe via:
Read More

sábado, 23 de fevereiro de 2008

GALO PODERÁ SAIR DA LANTERNA PARA A LIDERANÇA

William Fernandes – 23-02-08

O Chapadinha fará amanhã, contra o Bacabal, às 15h45, no estádio Lucídio Frazão, sua terceira partida na Taça Cidade 2008 e poderá sair do inferno para o céu, dependendo dos resultados da rodada. É que o time está em último no grupo do interior com apenas 1 ponto ganho, mas o líder, o próprio Bacabal tem só 4 pontos. O segundo colocado é o Imperatriz que tem 3 pontos e o Santa Quitéria é o terceiro com 2 pontos.


Assim, se o Chapadinha vencer o BEC por uma diferença de 2 gols e der empate entre Imperatriz e Santa Quitéria às 19h00, o Galo poderá terminar a rodada em 1º lugar, nos critérios de desempate.

ESTRÉIA
O Chapadinha deverá ter mudanças em relação ao time que perdeu para o Imperatriz. Rivelino, que foi ídolo no time em 2006, está de volta. O atacante estava defendendo o Uniclic no certame cearense deste ano e vai estrear amanhã, ao lado de Cortez e Vanvan. Com isso, o técnico Cabrera começará o jogo com uma equipe bastante ofensiva e no esquema 4-3-3. “Estamos em casa e precisamos da vitória”, justificou o treinador do Galo.




Rivelino (amarelo) contra o Fortaleza; e no treino do Galo da Chapada


TIME DEFINIDO
Salvo alguma mudança de última hora, o Chapadinha começará a partida com André, Erly, Hans Müller, Arnaldo Carioca e Clayton; Bubu, David e Iata; Vanvan, Cortez e Rivelino. O meia Leleco estava com muita vontade de começar jogando, mas com as dores que vem sentindo no tornozelo esquerdo, Cabrera preferiu deixá-lo mais uma vez como opção para o segundo tempo.

JÁ CHEGOU
O time do Bacabal (foto) chegou hoje à tarde e está hospedado no Hotel Eldorado, no Centro de Chapadinha. A diretoria do Galo da Chapada está levando muito a sério esta partida de amanhã, tanto que resolveu concentrar seus jogadores no Chapadinhense Hotel, também no Centro. O curioso, é que os dois hotéis ficam a menos de 200 metros um do outro. Apesar da grande movimentação nas praças próximas aos hotéis, jogadores das duas equipes foram orientados a nem aparecerem nas janelas dos apartamentos.

O duelo promete. Mesmo com a partida entre Flamengo e Botafogo pela decisão da Taça Guanabara sendo transmitida pela TV aberta no mesmo horário, a expectativa é de um bom público no estádio Lucídio Frazão.
Compartilhe via:
Read More

15 mil maranhenses não sacaram PIS/PASEP


Ver o vídeo

MARANHÃO - Quinze mil maranhenses ainda não sacaram o abono salarial referente ao PIS ou ao PASEP, pagos pelo Governo Federal. O pagamento começou em julho do ano passado.
O prazo de pagamento do PIS/PASEP de 2007 vai até 30 de junho.

TV Mirante
Compartilhe via:
Read More

Bandido interestadual é capturado em Vargem Grande

Flagrante
23/02/2008

ITAPECURU-MIRIM - O delegado Jalingson Freire, do 1º DP de Itapecuru-Mirim, com apoio da Polícia Militar, autuou em flagrante, anteontem, Francisco de Assis Lucena dos Santos, o Galego, comparsa de Sebastião Antônio Freitas, o Freitas, ambos do estado do Rio Grande do Norte. Os dois vinham praticando assaltos no Maranhão.

No último sábado, Freitas foi preso em flagrante quando tentava praticar um assalto em Vargem Grande, que não se consumou devido à reação da vítima. Na ocasião, o assaltante conhecido como Magrinho foi morto. Galego havia fugiu, mas foi preso quinta-feira.

Além da autuação em flagrante por tentativa de assalto e porte ilegal de arma, Galego responderá por furto um veículo Palio, azul, de placas HPU-3660, e vários documentos em nome de seu comparsa, além de um revólver calibre 38, com cinco projéteis, um deflagrado e os demais intactos.

A tentativa de assalto em Vargem Grande chocou a população e, com a prisão deste último criminoso, a população sentiu-se mais tranqüila. Já estariam aparecendo outras vítimas do bando de Freitas, além da moto utilizada no crime, que foi roubada em São Luís. O proprietário já foi localizado.

Fugitivo

A Polícia Civil de Itapecuru-Mirim prendeu, também, um criminoso de alta periculosidade, identificado por Adeilson de Sousa, o Bebé. O homem havia fugido da delegacia local dia 18 do mês passado, e vinha praticando assaltos e aterrorizando a população dos municípios de Vargem Grande e adjacências.

O criminoso estava preso naquela delegacia, acusado do crime de tráfico de entorpecentes, já que portava 2 kg de maconha. Pesa ainda contra o acusado um crime de roubo a uma promotora de Justiça em São Luís.

O Estado do Maranhão
Compartilhe via:
Read More

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

FORMAÇÃO PELA ESCOLA É LANÇADO EM CHAPADINHA

Por William Fernandes

Com a presença de autoridades locais e representantes do MEC, foi lançado esta semana em Chapadinha o curso à distância Formação Pela Escola que visa capacitar pessoas que atuam na educação pública na correta aplicação dos recursos financiados pelo FNDE.

Secretária Municipal de Educação Jesus Lima faz abertura da solenidade

O “FormAção pela Escola” é um curso de formação à distância voltado aos gestores e técnicos de cada estado envolvidos na prestação de contas dos programas do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola: Ele será ministrado via Internet, vídeos, material impresso e encontros presenciais. Sandra Siqueira foi capacitada para ser a tutora do curso em Chapadinha.

O curso está sendo implantado em 21 municípios pólos no Maranhão. Cada pólo atenderá, em média, 13 municípios. Em Chapadinha, já existem 200 pré-inscrições, mas a primeira turma será formada por apenas 40 participantes.

Esse foi o 1º encontro presencial para a formação da primeira turma que contou com a presença dos pré-inscritos, da coordenadora estadual Ana Batista e da tutora geral do curso no Maranhão, Lúcia Helena.

O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada. São 4 módulos temáticos abordando os programas Dinheiro Direto na Escola, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Brasil Alfabetizado e Livro Didático.
Compartilhe via:
Read More

Chuvas causam transtornos em Chapadinha

Nos últimos dias têm caído as maiores chuvas do ano na cidade, deixando ruas e avenidas completamente alagadas.

Na quarta-feira, a chuva começou por volta de 5 e meia da tarde e durou cerca de duas horas. Na quinta-feira, a chuva caiu durante toda a madrugada. Várias ruas de bairros próximos ao centro ficaram alagadas. Algumas casas por pouco não foram invadidas pela água.

O problema é mais sério na Avenida Presidente Vargas que não tem sistema de escoamento e na Travessa João Batista e adjacências, para onde escoa quase toda a água que vem do centro.
Outro ponto crucial fica na Avenida Ataliba Almeida. A força da água arrebentou novamente parte da pista e voltou a oferecer riscos á população.
CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS
Compartilhe via:
Read More
Postado em          

Honda faz recall de motos Biz 125

Por Luiz Carlos Júnior

Um problema no chassi fez com que a Honda da Amazônia convocasse os proprietários de motos Biz 125 em todo país para um recall. As motos sob condições severas de uso poderão sofrer trincas que ocasionarão o rompimento do tubo principal do chassi.

Os problemas atingem os modelos fabricados em 2005, 2006 e 2007 nas versões KS, ES e Mais. Para evitar riscos de acidentes, o gerente de serviços de uma concessionária em Chapadinha informou que os proprietários do modelo Biz 125, da Honda, devem comparecer às concessionárias para inspeção e, se necessário, substituição do chassi.

É importante que os proprietários compareçam à concessionária para fazer a inspeção e evitar acidentes. A Honda vai realizar recall em 275 mil motos do modelo Biz em todo país.
Em Chapadinha, só numa concessionária, a expectativa é de que sejam inspecionadas cerca de 600 motocicletas.

A Moto Honda da Amazônia informou que esse é o maior recall já feito pela marca no mundo. A concessionária da HONDA em Chapadinha informou que o recall das Biz 125 vão ser feitas até dezembro.
Compartilhe via:
Read More
Postado em          

HCC lotado de crianças com rotavírus

Por Luiz Carlos Júnior - 22/02/08

Diarréia, vômitos, náuseas e muita dor abdominal. Estes são os principais sintomas do rotavírus que nesta época do ano ataca principalmente as crianças.

No hospital das Clínicas de Chapadinha o número de crianças atendidas com doença aumenta consideravelmente. De acordo com o médico Sergio Sousa Barbosa (foto ao lado), a doença é transmitida pela comida, objetos ou água infectadas com o vírus proveniente de fezes humanas e de moscas.

Segundo o médico, a prevenção deve ser feita com adoção de medidas de higiene, embora em crianças o contágio seja comum mesmo em ambientes higiênicos.
O médico alerta às mães de crianças com sintomas de diarréia ou vômito, para oferecer imediatamente o soro caseiro ou sais hidrantes e água tratada para prevenir a desidratação, não suspender a alimentação e procurar imediatamente o serviço médico para o tratamento adequado.

De acordo com dados da O.M.S (Organização Mundial da Saúde), o rotavírus vem sendo considerado em todo mundo o principal responsável por diarréia em crianças menores de cinco anos. Porem os casos mais graves de infecção ocorrem principalmente em crianças até dois anos de idade.
Para saber mais sobre o Rotavirus clique aqui.
Compartilhe via:
Read More
Postado em          

Assaltante poderá ficar paraplégico

Por Luiz Carlos Júnior - 22/02/08

Acusado de ter assaltado e matado um comerciante em Chapadinha e ter participado de um assalto na zona rural do município, um dos mais perigosos bandidos da região poderá ficar paraplégico. Daniel Gonçalves (Foto ao lado) foi baleado quatro vezes durante troca de tiros com policiais da cidade de Coroatá na semana passada.


Internado no hospital socorrão II em São Luis, Daniel poderá ficar paraplégico. A informação é do delegado regional de Chapadinha Alessandro Gomes. Em Chapadinha, o criminoso é acusado da morte do comerciante Chico de Barros (Foto ao lado) no ano passado.

Segundo a polícia, Daniel Gonçalves responde ainda por outros assaltos e pelo estupro de uma mulher. De acordo com o delegado, Daniel Gonçalves continuará internado no hospital Socorrão II.
Compartilhe via:
Read More

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eleições 2008

Propaganda eleitoral será permitida a partir de julho
20/02/2008 - 19h32
BRASÍLIA - A propaganda eleitoral será permitida somente a partir de 6 de julho. A propaganda partidária gratuita não será veiculada após o dia 1º de julho deste ano. A violação pode resultar em multa.

O ministro, relator dos atos preparatórios para a eleição municipal de outubro, elaborou o documento inicial sobre propaganda eleitoral e condutas vedadas a agentes públicos em campanha eleitoral; escolha e registro de candidatos e arrecadação e aplicação de recursos por candidatos e comitês. Desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição, é proibido veicular propaganda política na internet, rádio ou qualquer canal de TV.
Nesse período, também é proibida a realização de comícios ou reuniões públicas. Em páginas de provedores de serviços de acesso à internet não será admitido nenhum tipo de propaganda eleitoral, em período algum.

As emissoras de rádio ou TV poderão transmitir debates de candidatos a cargos majoritário ou proporcional desde que obedeçam regras definidas por meio de acordo firmado por partidos políticos e coligações com candidato ao pleito e a emissora de rádio ou TV interessada na realização do evento.
O acordo deve ser homologado pelo juiz eleitoral. O debate não poderá ultrapassar o horário de meia-noite do dia 2 de outubro de 2008, para candidatos ao primeiro turno, e 24 de outubro de 2008, no caso de segundo turno. Os pré-candidatos poderão participar de entrevistas, debates e encontros antes de 6 de julho de 2008 desde que não exponham propostas de campanha.G1
Compartilhe via:
Read More

‘Falta pulso forte do governo’, diz Cutrim

20/02/2008 - 15h43
SÃO LUÍS – O deputado estadual e ex-Secretário de Segurança, Raimundo Cutrim (DEM) disse entrevista ao Abrindo o Verbo, na Rádio Mirante AM que falta foco do Governo na segurança pública.

Para Raimundo Cutrim, falta gerenciamento e pulso forte por parte do governo para controlar a situação.
- Hoje o índice de criminalidade vem aumentando. Em 2007 foram quase 300 homicícios. A bandidade está perdendo respeito pelo governo.

O Deputado falou ainda que falta autonomia dos assessores que atuam na área da segurança pública.
- O Governador tem que dar carta branca para os comandos. A segurança hoje está em situação difícil.

Outro ponto comentado durante a entrevista, foi o sucateamento das polícias civil e militar.
- No caso da polícia civil, hoje existem duzentas viaturas para atuar em todo o Estado.
Imirante e Rádio Mirante AM
Compartilhe via:
Read More

Defesa Civil alerta para chuva forte no Maranhão

20/02/2008 - 17h04
BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou, há pouco, alerta de chuva forte nos próximos dias no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.


Nos estados do Amapá e do Maranhão e no oeste e sudoeste da Bahia, a previsão para hoje e amanhã (21), é de pancadas de chuva, que, por vezes, podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no oeste e sul maranhense. Na sexta-feira (22), o risco de chuva forte com descargas elétricas é valido para o extremo oeste da Bahia.

Hoje e amanhã, nos estados do Paraná e do Rio de Janeiro, podem ocorrer pancadas de chuva, em alguns momentos, de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros horários. Hoje esse alerta é válido para o oeste e norte paranaense e para o centro-norte fluminense e amanhã, para o norte e o leste do Paraná e todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

De hoje até sexta-feira, estão previstas pancadas de chuva nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais e no Distrito Federal. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros horários. Pode haver queda de granizo em São Paulo e em Minas Gerais.

Hoje o alerta é valido para centro-oeste, sudoeste e norte paulista e amanhã (21/02), para todas as regiões do estado. Na sexta-feira, o risco de temporais persiste no norte e oeste do estado.
Agência Brasil
Compartilhe via:
Read More

GALO TEM PROBLEMAS NO PRIMEIRO COLETIVO DA SEMANA

William Fernandes – 20-02-08 22h00
O Chapadinha realizou hoje à tarde, no estádio Lucídio Frazão, o primeiro coletivo da semana visando o confronto de domingo contra o Bacabal pela terceira rodada da Taça Cidade 2008.
Algumas mudanças foram realizadas pelo técnico Paulo Cabrera, que não pôde contar com 3 jogadores que atuaram no jogo passado contra o Imperatriz. O zagueiro Hans Müller e o volante David apenas se apresentaram ao técnico mas ficaram fora por contusão. Já o meia Curuca, que sofreu uma violenta falta por trás, de um jogador do Imperatriz, está com suspeita de fratura no tornozelo esquerdo e deverá ter o pé engessado e posteriormente fará exames mais detalhados para medir a gravidade da contusão.



Hans Müller e David: lesionados .................Curuca: suspeita de fratura
Outro jogador que preocupa é o meia Leleco que voltou a sentir a contusão no tornozelo esquerdo durante o treino e foi retirado de campo imediatamente pelos companheiros. O jogador saiu muito triste mas disse que fará de tudo para estar em campo domingo contra o BEC.
O meia Carlos e o atacante Vanvan treinaram na equipe titular e poderão ser algumas das novidades do Galo no jogo de domingo.

Leleco: treinando normalmente e depois sai carregado, com dores no tornozelo
SORTEIO
A FMF não mudou o jogo do Chapadinha contra o BEC, mas adiou o jogo entre Sampaio e Moto para segunda-feira. A diretoria do Chapadinha anunciou que fará o sorteio de uma bicicleta para os torcedores que forme ao estádio na partida de domingo. O ingresso custará R$ 5,00 homem e R$ 3,00 mulher. A partida vai começar às 15h45.
Compartilhe via:
Read More

Clássico Sampaio e Moto será na 2ª feira

20/02/2008 - 18h06

SÃO LUÍS - O Departamento Técnico da Federação Maranhense de Futebol confirmou o clássico entre Sampaio e Moto para a próxima segunda-feira, às 20h30, no Estádio Nhozinho Santos. Os dois clubes encaminharam um pedido para a FMF que homologou nesta quarta-feira a alteração.Sampaio e Moto preferiram fugir da concorrência com a televisão que mostarará a decisão da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo, ao vivo para todo o país.Na semana passada, a FMF não aceitou modificar a data do clássico entre Moto e Maranhão. O resultado foi o fracasso de público. Menos de mil torcedores foram acompanhar o maremoto.
Os jogos pelo grupo do interior permanecerão no domingo como está na tabela. O Imperatriz pediu a antecipação da partida para o sábado à noite, mas o Santa Quitéria não concordou. Por isso, as duas equipes se enfrentarão, às 17h, no Estádio Frei Epifânio D'Abadia.
Pelo mesmo motivo a FMF decidiu manter Chapadinha e Bacabal para domingo às 16h. O BEC não aceitou a antecipação. O jogo será realizado no Estádio Lucídio Frazão.
Compartilhe via:
Read More

MAIS REFORÇOS CHEGAM PARA O GALO

por William Fernandes - 20-02-08 17h00

Chegaram hoje, Às 9h00, mais dois jogadores para reforçarem o Galo da Chapada na Taça Cidade 2008. São eles: o lateral direito Silvio de 29 anos e o meia esquerda Ayata de 27 anos. Ambos são cariocas e já jogaram em equipes de vários estados.

Confira a ficha de cada um:

Apelido: Sílvio
Posição: Lateral direito e meia direita
Nome: Sílvio Leandro de Sousa Brito
Natural: Rio de Janeiro-RJ
Idade: 28
Altura: 1,77m
Clubes: Everest-RJ, Olaria-RJ, Entrerriense-RJ, (2 anos no futebol haitiano) e Araçatuba-SP.

Apelido: Ayata
Posição: meia esquerda
Nome: Paulo Alves da Silva
Natural: Rio de Janeiro-RJ
Idade: 27
Altura: 1,76m
Clubes: Ferroviário-CE, Tiradentes-CE, América-RN, CFZ-RJ e Concórdia-SC.
Compartilhe via:
Read More