.

Visit Namina Blog

...

Sem Belezinha, Magno participa de debate na FAP e é aplaudido até por eleitores de oposição


William Fernanades e Alexandre Pinheiro - sábado, 29 de setembro de 2012





Eleitores mais esclarecidos da candidata de oposição sentiram-se constrangidos ao chegar ao ginásio Noni Braga, da Faculdade do Baixo Parnaíba, e ver apenas o candidato do PV, Magno Bacelar encarando um debate, expondo suas propostas e respondendo a dez perguntas feitas pelo público presente, sobre temas predeterminados: Função Social da Gestão Pública;  Gestão Administrativa e Financeira da Prefeitura Municipal de Chapadinha; Gestão das Políticas Públicas.

O debate foi mediado pelo jornalista Sidney Pereira, do Sistema Mirante/Globo do Maranhão e foi assitido por centenas de pessoas que compareceram ao ginásio e pelos que ficaram do lado de fora, que viram por um telão, além de ter sido ouvido por milhares, através das rádios Mirante AM e FM de Chapadinha e pela internet.


Magno iniciou o debate contando um pouco de sua história na política e apresentou as prioridades de seu governo, caso vença as eleições.

Os principais temas abordados pela plateia - formada em sua maioria por alunos da FAP - foram nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura. Magno respondeu todas as perguntas, mas antes de cada resposta, disse o que já havia feito de bom nestes setores, quando foi prefeito de Chapadinha.


Magno Bacelar (PV), falou de segurança, saúde, e educação e outras políticas públicas incluídas como temas obrigatórios pela organização do evento. Mas o ponto alto da noite foram as perguntas dos estudantes. Magno foi confrontado com críticas e perguntas duras. Em uma das perguntas dos alunos o candidato foi indagado como ele poderia fazer mais se seu grupo comanda a cidade por 12 anos. Magno respondeu comparando sua administração com as anteriores, falou do que fez de bom na sua opinião e, mencionando a vinda da Suzano, o novo Hospital com UTI e investimento de 26 milhões para águas e esgotos, falou que as coisas sempre podem melhorar. Magno arrancou aplausos dos presentes e demonstrou segurança nas outras perguntas.



Belezinha Ausente

Em vários momentos o mediador esclarecia que a mesma pergunta seria feita à candidata Maria Ducilente caso ela tivesse comparecido. Ao final Sidney Pereira lamentou a ausência de Belezinha, disse que aquele era o momento para que ela apresentasse sua proposta e debatesse seus posicionamentos com Magno Bacelar e ressaltou “que uma campanha era feita por propagandas e também por gestos e atitudes e o não comparecimento da candidata também será julgado pelo eleitor”, disse o mediador no encerramento do debate.


Após o debate, Magno foi calorosamente aplaudido por toda a plateia.

Alguns eleitores da candidata de oposição disseram-se decepcionados, com a ausência dela. “Imaginei que o debate fosse feito de outra forma, mas vi que foi sério, pois as perguntas foram feitas pela própria plateia e seria muito interessante ela ter vindo e mostrado que é capaz de enfrentar desafios. Gostei da postura de Dr. Magno”, disse uma estudante que não quis ser identificada.

Eleitores que viram pela primeira vez  Dr. Magno se expressando ao vivo, também enalteceram sua postura firme, coerente e equilibrada diante das perguntas.

A diretora da FAP, Noni Braga destacou a forma com que os alunos participaram elaborando perguntas. “Nós dirigentes, que sabemos o que significa gestão, seja ela empresarial ou pública, só temos a agradecer aos alunos, que apresentaram suas perguntas, isentas de qualquer tipo de armadilha. Ao contrário, eles participaram de forma correta, responsável e comprometida. Um debate desse é para favorecer ao aluno a pensar melhor, decidir com mais clareza, com firmeza. Cada aluno da minha faculdade sabe qual é o seu papel social”, disse a diretora da entidade que organizou o debate.



Estamos atualizando esta matéria