quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Chapadinha tem mais de 115 mil habitantes, diz Igreja Católica; Estimativa do IBGE é de apenas 77,6 mil

A contagem da população, segundo a Igreja Católica, foi realizada nos últimos dois anos por missionários que visitaram 23 mil residências em todo o município.

Por William Fernandes - quarta, 27 de janeiro de 2016



O blog da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Chapadinha, diz em um post desta terça (26), que o município tem mais de 115.000 habitantes e questiona a contagem [oficial] do IBGE, que apontou uma estimativa de 77.684 para o ano de 2015.

A Igreja chegou aos mais de 115 mil habitantes com base numa contagem de todas as residências, que foi realizada durante os últimos dois anos por missionários que percorreram todo o território do município, por ocasião das SMP - Santas Missões Populares.

De acordo com os números da Paróquia, Chapadinha teria 18 mil residências na zona urbana e 5 mil na zona rural, perfazendo um total de 23 mil residências. Os cálculos tomaram por base uma média de cinco pessoas por residência, multiplicadas por 23 mil, que daria os 115 mil habitantes.

Já o último Censo do IBGE, realizado em 2010, apontou um total de 20.954 domicílios recenseados, com uma população de 73.350 pessoas, o que daria uma média de 3,5 pessoas por residência, ou seja, média 1,5 menor que a prevista pela Igreja.

 PARÓQUIA DE CHAPADINHA E MUNICÍPIO DE CHAPADINHA COM MAIS DE 115 MIL HABITANTES, NA CONTAGEM DAS SANTAS MISSÕES POPUALRES

A diocese de Brejo começou há quatro anos a campanha das SANTAS MISSÕES POPULARES em todas as paróquias.

 As SANTAS MISSÕES começaram no Pará, na Paróquia de Xinguara, em 1991, diocese de Conceição do Araguaia. A experiência  resultou e daí outras paróquias seguiram o mesmo esquema.

A metodologia foi sendo aperfeiçoada em muitas das suas linhas, E quem se deu ao trabalho de colocar tudo em livro foi o conhecido Padre Luis Mosconi, no livro "SANTAS MISSÕES POPULARES".

Nestes quatro anos foram realizadas já as SMP seguindo o método do P. Mosconi em todas as paróquias de nossa diocese. E por último está sendo  a vez da paróquia de Chapadinha. Estão em Chapadinha 4010 missionários de todas as paróquias da diocese e de outras 06 dioceses: Campinas, Fortaleza, Teresina, Coroatá, Jundiaí e São Paulo, e Zé Doca

Um dos trabalhos mais gratificantes que começou já nos últimos dois anos foi a contagem de todas as residências do município, da zona urbana e no zona rural, em ordem à visitação de todas as residências que a Missão está levando a efeito.

Veja bem, na cidade (zona urbana) a contagem das residências deu 18 mil residências. Na zona rural deu 5.000 residências. Multiplicando pelo mínimo de 5 pessoas por residência, temos um total de 115 mil habitantes no município de Chapadinha. No mínimo, porque essa média de 05 pessoas deverá ficar bastante aquém da realidade. Por isso até causa estranheza que o IBGE esteja atribuindo só 77 mil habitantes ao Município  de Chapadinha. Nossa contagem foi muito séria e cuidadosa e responsável.


Veja fotos dos momentos de preparação que teve no RINCÃO nos dias 22 e 23, e na Matriz no dia 24:
Compartilhe via: