domingo, 20 de março de 2016

Cléber Verde assina acordo que garante TV Digital para a Câmara Municipal de Timon/MA

A Câmara dos Deputados assinou, nesta terça-feira (8), acordos de cooperação técnica para a expansão Rede legislativa de Rádio e de TV digital com sete câmaras municipais e quatro assembleias legislativas. Em solenidade com a presença do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do Secretário de Comunicação Social, Cleber Verde (PRB-MA), foi oficializada a instalação de cinco novas emissoras de TV digital e quatro estações de rádio.

A cidade maranhense de Timon foi uma das contempladas com emissora de TV digital, que transmitirá programações da Câmara de Vereadores, da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara dos Deputados. Também terão TV legislativa os municípios de Blumenau e Joinvile, em Santa Catarina, Pelotas (RS) e Varginha (MG). Serão beneficiadas com estações de rádio  Ourinhos (SP), Pouso Alegre (MG), Florianópolis (SC) e Joinville (SC).

O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Clever Verde (PRB-MA), afirmou que os acordos ajudam a democratizar a informação e dar mais consciência ao eleitor, para que ele entenda como as leis afetam sua vida e possa acompanhar a atuação de seus representantes na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Verde destacou a importância da chegada a TV Câmara a Timon e renovou seu empenho em expandir o sinal da rádio e da TV na região Norte e Nordeste. A TV legislativa leva aos cidadãos notícias de qualidade, ampliando suas oportunidades de se educar e preparando-os para melhor reivindicar seus direitos. Segundo o secretário, há quase mil processos de consignação de canal tramitando no Ministério das Comunicações para ampliar, ainda mais, a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital no Brasil inteiro.
Convênios

 A Rede Legislativa TV Digital inicia o ano de 2016 com sinal aberto em 18 capitais brasileiras. Está operando em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá, Goiânia, Florianópolis, Palmas, Vitória, Natal, Salvador, João Pessoa, Macapá, Manaus, São Luís, Boa Vista e Rio Branco.  Além das capitais, a Rede fortaleceu sua presença no interior de São Paulo, em parceria com as câmaras municipais de 12 cidades de porte médio.No interior de Minas Gerais,  já operam canais de TV em Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

Em 2015, foram aprovados mais 43 novos canais de televisão para câmaras municipais parceiras, que devem entrar em operação no primeiro semestre de 2016 e outros 57 novos canais foram solicitados ao Ministério das Comunicações.

Rádio legislativa

A Câmara possui ainda 20 canais de rádio FM consignados. Três já funcionam – em Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Bauru (SP). Estão sendo preparadas as aquisições de equipamentos transmissores para as cidades de Florianópolis, Belém, São Luís e Salvador, para iniciar as operações de rádio em 2016.

Atualmente, mais de 50 milhões de brasileiros têm a possibilidade de assistir, de forma gratuita, às emissoras do Poder Legislativo. E cada vez mais os cidadãos poderão acompanhar os trabalhos legislativos nas três esferas – municipal, estadual e federal.

Texto: Sérgio Chacon - Liderança do PRB
Foto: J Batista - Agencia Câmara de Noticias 
Compartilhe via: