sábado, 30 de abril de 2016

Chapadinha: Alunos de cursos do Pronatec/Senar são certificados

13101009_1269801443049751_703906857_n

Alunos dos cursos de Assistente de planejamento, programação e controle de produção, e Horticultor orgânico receberam seus certificados na última quinta-feira (28) em Chapadinha. Os cursos foram desenvolvidos durante os meses de setembro a outubro de 2015. A articulação da capacitação para o município foi possível através da parceria do Sindicato dos Produtores rurais, Senar-MA e Prefeitura de Chapadinha por meio da secretaria municipal de Assistência Social.
O curso de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção é pioneira no estado, sendo a primeira turma de Chapadinha. No total, 19 alunos participaram de todas as aulas, estando aptos para o mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora do Pronatec/Senar, Carla Garcês, a demanda para as capacitações desse nível é muito grande, a expectativa é que o município seja contemplado com outros cursos tanto na zona rural como urbana. “Apesar do Pronatec já ter capacitado e formado mais de 1000 jovens e adultos, a demanda de pessoas que buscam capacitação profissional, é grande”, ressaltou Carla.
O curso de Horticultor Orgânico realizado no povoado Poções também formou 19 alunos, integrando um ciclo de desenvolvimento no meio rural. Pois através das instruções repassadas durante as aulas foi possível conscientizar os produtores rurais quanto a sustentabilidade ambiental.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, José Luzia, a capacitação profissional é o melhor meio para ter acesso a oportunidades em todas as áreas. “ Acredito que por meio do conhecimento adquirido através dessas capacitações é possível fazer profissionais competentes para o mercado de trabalho e que saibam produzir e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente”.
Com a formação e devida certificação de mais uma turma, fruto de parcerias consolidadas no município, os profissionais da área que antes estavam sendo buscados em outros estados, já podem ser encontrados no município prontos para gerenciar e administrar com competência, médias e grandes propriedades.
“A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, sempre busca parcerias para a formação de nossos jovens da cidade e do interior, por entender que através do conhecimento adquirido, é possível melhorar a vida de muitas famílias que podem se posicionarem em bons empregos e ainda garantir uma assistência técnica qualificada a quem precisa”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva
Na solenidade de entrega dos certificados também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Antônio José, o agrônomo Antônio Nilo, e o representante do Senar do Maranhão, Antônio Rabello.
Matéria original AQUI, COM MAIS FOTOS
Compartilhe via: