quarta-feira, 1 de junho de 2016

Prefeitura de Chapadinha realiza seminário para a criação do Plano Municipal pela 1ª Infância



Durante todo o dia de quinta-feira (31/05), a Prefeitura Municipal de Chapadinha, através das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, realizou o Seminário Municipal pela Primeira Infância. O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura, e contou com a presença de crianças e profissionais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Na ocasião, foi elaborado o Plano Municipal pela Primeira Infância que será enviado ao Poder Legislativo parar analise e aprovação e instituindo em Lei para que posteriormente seja sancionada pela Prefeita Belezinha, até final deste mês junho. As Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde; apresentaram o diagnóstico com os indicadores sociais da primeira infância de Chapadinha, com objetivos e metas que cada secretaria para o Plano.


Um trabalho que vem sendo discutido ao longo de alguns meses, através de reuniões e capacitações com órgãos e entidades ligadas à questão, por determinação da prefeita Belezinha, e nesta quinta-feira, em um trabalho conjunto com todos os atores envolvidos, foi discutido e elaborado o Plano Primeira Infância do município de Chapadinha. É de fundamental importância para as crianças pequenas e suas famílias, a elaboração deste planos municipal pela primeira infância também é pré-requisito para o município conquistar o Selo UNICEF.

A prefeita Ducilene Belezinha enfatizou a importância da criação do Plano Municipal: "O município dará um grande passo na consolidação da política para criança e adolescente, pois iremos reunir todas as ações já realizadas e o levantamento de outras demandas que deverão está em consonância com os planos setoriais existentes no município na área da saúde, educação e assistência social de acordo com os eixos e diretrizes estabelecendo metas de médio e longo prazo". Concluiu Belezinha.

Para a Secretária de educação Maria Coelho, um plano municipal voltado a educação da primeira infância é importante para que fique claro à sociedade a as famílias quais são as metas de desenvolvimento da educação infantil para o Município de Chapadinha. “Um plano construído com a participação de professores, conselheiros e outros profissionais ligados ao direito das crianças e a proteção da primeira infância, tende a ser um plano com maior legitimidade e feito com maior democracia. Hoje, é uma obrigação dos governos federal, estadual e municipal garantirem um futuro melhor para os jovens começando pela boa formação na primeira infância”. Disse a Secretária.

Segundo a Professora Raimunda Portela (Dadá), coordenadora do selo Unicef no município, o seminário é uma ação desenvolvida e instruída pelo selo Unicef para que se possa dá prioridade de fato aos direitos da criança e adolescentes. Este plano é voltado somente para primeira infância de 0 a 6 anos, foi determinado pela prefeita Belezinha uma comissão de elaboração do plano para que hoje junto com a sociedade civil possa  ser discutido as propostas, pois estamos a caminho do selo Unicef é uma estratégia, que conta ponto para o município, além de contar ponto estamos dando prioridade as crianças e adolescentes que é uma das iniciativa do governo municipal.

Este plano significa o reconhecimento da criança como um ser do hoje, do presente e não o futuro. Isso agora é possível no nosso município com a aprovação da Lei que será sancionada pela prefeita. É uma demonstração que a atual administração está preocupada com a qualidade de vida de nossas crianças.




Compartilhe via: