segunda-feira, 4 de julho de 2016

Fórum discute a criação de comitê para bacias hidrográficas no MA

Um fórum estadual debateu no município de Codó, a 290 km de São Luís, a criação de um comitê gestor voltado para as bacias hidrográficas no maranhão. Atualmente, o estado possui 14 bacias hidrográficas, mas apenas a bacia dos Rios Mearim e Munim possuem o comitê.
Segundo Ivo Gonçalves, presidente das bacias hidrográficas, os comitês possuem um papel importante na fiscalização, proteção e preservação das bacias hidrográficas. "Nós temos a prerrogativa de fiscalizar. Nós podemos e temos também como finalidade dar parecer em processos de licenciamento de uma atividade ou empreendimento que, porventura, esteja se instalando. Nós temos, inclusive, a prerrogativa de encaminhar tanto ao Ministério Público quanto ao órgão licenciador alguma ação contrária a instalação ou funcionamento de um determinado empreendimento ou atividade", explicou.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são fóruns que tem como objetivo debater sobre o uso da água em determinada bacia hidrográfica.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, afirma que as etapas para a criação do comitê passaram por algumas fases e um relatório final dará suporte para a realização de um trabalho de educação ambiental na região. "Fazer um levantamento da real situação. Está sendo preparado este relatório e é isso que é o resultado. A gente faz efetivamente um trabalho de como recuperar e manter o que já temos e depois recuperar tudo baseado num trabalho de educação ambiental", finalizou.
Fóruns sobre bacias hidrográficas tem objetivo de preservar água (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Compartilhe via: