quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Hoje: Chapadinha sedia EXPOSEGMA, grande evento na área de segurança pública

Será realizada hoje (quarta, 10) em Chapadinha, 10, das 9h às 17h, na Praça do Povo, a EXPOSEGMA - Exposição sobre Segurança no Maranhão, que tem como foco principal divulgar as forças de segurança do Estado do Maranhão, dando conhecimento às ações desenvolvidas no combate às drogas e à violência e ainda realizar a aproximação dos jovens e da comunidade com os ensinamentos sobre vivência harmoniosa contidos na religião. Outra face do projeto Exposegma é mostrar uma política de segurança voltada para ações de caráter preventivo e educativo, a qual visa aproximar a comunidade dos órgãos municipais, estaduais e federais.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a SSP – Secretaria de Segurança Pública, terá apoio da prefeitura de Chapadinha - por meio das secretarias de Educação, Esporte, Saúde, Cultura, Assistências Social, Mulher e Meio Ambiente - e das igrejas católicas e evangélicas e da Maçonaria.



Estarão presentes na solenidade de abertura, o secretário de segurança pública Jefferson Portela, o comandante do exército Ten Coronel Azevedo, Comandante da PMMA Coronel Pereira, comandante do Bombeiro coronel Roberto, secretário de justiça Murilo, delegado Geral Lawrence, a ouvidora de segurança pública Elivania Estrela, superintendente de polícia técnica científica Perito Miguel, superintendente de polícia civil do interior Delegado Dicival, a prefeita Belezinha, entre outras autoridades locais.

A secretária municipal de Educação, Maria Coelho, falou da importância da Exposegma e da contribuição que o município vem dando para melhoria das condições de segurança: “Esse evento vai trazer uma reflexão para todos, pois a segurança é uma responsabilidade de cada um de nós. Quando falamos de segurança pública, não falamos apenas do poder de polícia, mas de todas as situações em que podemos melhorar para termos segurança. Em Chapadinha, por exemplo, temos praças e ruas revitalizadas e bem iluminadas, oferecendo condições para que a sociedade se sinta mais segura. A prefeitura construiu e está construindo arenas e ginásios poliesportivos e está fazendo investimentos em importantes projetos culturais, dando oportunidade aos nossos jovens de fugirem do caminho das drogas e da violência”, afirmou a secretária.

Maria Coelho destacou ainda diversas ações desenvolvidas pela secretaria de Educação, nas escolas da rede municipal, como “A leitura, a escrita e os cálculos, com o São João da Chapada e a Cultura local”, envolvendo o conteúdo com nossa cultura. Outro projeto é o “Chapadinha te quero lendo, escrevendo e calculando, com a História, a Literatura e a Cultura local”, visando resgatar e valorizar nossos talentos. Brevemente acontecerá a formatura de mais de 500 alunos da rede municipal, pelo Proerd – Programa de Erradicação das Drogas, em parceria com a PM”.

No evento do dia 10 estarão presentes as principais autoridades da área de segurança pública do estado, representando órgãos como Polícia Militar, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Interior, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros, com participação de agentes de segurança de Chapadinha.

A publicitária Josilma Bogea idealizadora e o coordenador Geral Manoel Neto do projeto Exposegma, estiveram presentes em Chapadinha, onde participaram de uma reunião com a prefeita Ducilene Belezinha, o Ten Coronel Glauber Miranda (comandante do 16° BPM) e representantes de órgãos de segurança e das secretarias municipais parceiras do evento, para discutir sobre a programação do dia 10.

Durante a Exposegma em Chapadinha, haverá uma vasta programação, com palestras sobre ações preventivas contra entorpecentes, combate à violência de gênero e orientações sobre a segurança pública e demonstrações de como é desenvolvido o trabalho das forças segurança no estado, além de apresentações culturais, com participação de bandas e fanfarras, danças e dos bois do CAIC e Almada Lima, com destaque para o “boi bumbá” da pré-escola “Sorriso da Criança”, formado por crianças de até quatro anos de idade. 

Por William Fernandes 
Compartilhe via: