segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PELA VAQUEJADA: Quatro cidades do Maranhão aderem à mobilização em favor da vaquejada

Por William Fernandes – segunda, 10 de outubro de 2016


Depois que o STF decidiu, por 6 x 5, pela proibição da realização da vaquejadas, praticantes, organizadores e simpatizantes do esporte se revoltaram e estão criando movimentos em todo o Nordeste do Brasil, a fim de sensibilizar as autoridades para que revejam a decisão.

Por outro lado, milhares de pessoas aplaudiram a decisão do STF, por entender que os animais utilizados nesse esporte são vítimas de maus tratos.

Amantes da vaquejada não se conformam e não entendem porque o rodeio não é considerado um esporte nocivos aos animais. Há quem acredite até em discriminação, pelo fato de a vaquejada ser mais praticada no Nordeste e o rodeio ser mais difundido nas regiões mais ricas do país, como Sudeste, Sul e Centro-Oeste.


Organizadores e praticantes de vaquejadas garantem que não há maus tratos aos animais. De acordo com as regras do esporte, qualquer ferimento causado ao animal gera a desclassificação do competidor, assim como aquele que, mesmo involuntariamente quebra o rabo do boi. As regras bem definidas e visam a proteção do vaqueiro, do cavalo e do boi.

Levantamentos apontam que a vaquejada gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos e movimentam milhões de Reais que ajudam a sustentar a economia da região. A indústria da vaquejada sofrerá um enorme baque, caso a decisão não revista.

Nesta terça (11), movimentos pró-vaquejada serão realizados em diversas cidades do Nordeste. No Maranhão, pelo menos quatro cidades já confirmaram adesão ao movimento: São Luís, Imperatriz, Santa Inês e Tuntum.

Cidades que confirmaram a realização do movimento pró-vaquejada:

1- Campina Grande/PB
2- João Pessoa/PB
3- Patos/PB
4-Cajazeiras/PB
5- Sumé/PB
6- Forteleza/CE
7- Brejo Santo/CE
8- Iguatu/CE
9- Cachoeirinha/PE
10- Recife/PE
11- Caruaru/PE
12- Carpina/PE
13- Natal/RN
14- Caicó/RN
15- Currais Novos/RN
16- Maceió/AL
17- Feira de Santana/BA
18- Vitória da Conquista/BA
19- Montes Claros/MG
20- Teófilo Otoni/MG
21- Imperatriz/MA
22- Manaus/AM
23- Teresina/PI
24- Picos/PI
25- Santa Maria/PA
26-Mauriti/CE
27-Juazeiro do norte/CE
28-São Luís /MA
29-Santa Inês /MA

30-Tuntum/MA
Compartilhe via: