segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Protesto: Estudantes ocupam Campus da UFMA de Chapadinha contra a PEC 241

Na última terça-feira, 18 de outubro, os estudantes do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Universitário de Chapadinha decidiram em Assembleia Geral ocupar a Universidade contra a PEC 241, que congela os investimentos em Educação, Saúde e Assistência Social por, no mínimo, 20 anos.


Os estudantes entendem que o governo ilegítimo de Michel Temer se coloca nitidamente contra o direito das camadas mais pobres da sociedade, impondo um ajuste fiscal que compromete a vida e o futuro daqueles que precisam dos serviços básicos essenciais à vida, garantidos na Constituição Federal de 1988.






Além da PEC 241, os estudantes exigem da Reitoria da UFMA condições mínimas de permanência do/da estudante, como:

1.            Funcionamento do Restaurante Universitário e preço igual ao da capital;
2.            Implantação de Residência Universitária;
3.            Aumento no número de bolsas/auxílios permanência;
4.            Implantação e funcionamento da Fazenda Experimental;
5.            Implantação de Laboratórios aos cursos;
6.            Transporte Público na cidade de Chapadinha;
7.            Área de vivência no Campus;

Na Ocupação, temos uma Biblioteca Popular, onde as pessoas podem ter acesso a um acervo diversificado de livros, revistas, cartilhas; estão também com o Restaurante Universitário em funcionamento, já que a reitoria se omite em não oferecer o serviço de alimentação aos estudantes (que acaba comprometendo a permanência dos estudantes em seus cursos) que estão funcionando o R.U. através de doações; debates, oficinas, grupos de estudos e até culturais aos sábados.

A Ocupação pede a ajuda de cada cidadão e cidadã que colabore a ocupação da UFMA de Chapadinha: doe alimentos, a luta precisa ser resistente e pode ser fortalecida com sua ajuda.

Eles recebem todo tipo de alimentos - do café da manhã ao jantar. Para doar, deixe na portaria ou nos contatar no WhatsApp: (98)98877-4541 – Tiago Jansen, responsável pela alimentação.

Doações podem ser feitas por depósito na conta:
               
BANCO DO BRASIL
Agência: 1773-6
C/C: 46.570-4
FAVORECIDA: Rayce Dellany dos Santos Alfaia



Fonte: Equipe de Comunicação

#OcupaUFMA
Compartilhe via: