domingo, 12 de fevereiro de 2017

"CAGA-FOGO": saiba quem está "tocando o terror" em Chapadinha

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Nos últimos dias muita pessoas estão relatando através das redes sociais que estão sendo atacadas por um inseto que deixa queimaduras por onde passa.

Pesquisamos na internet e descobrimos mais sobre este bichinho comumente conhecido como burrinho, caga-fogo, caga-pimenta, cantárida, papa-pimenta, pimenta, potó, potó-grande, potó-pimenta e vaquinha.

Fonte: Wikepedia


Epicauta Dejean, 1834 é um gênero de coleópteros da família Meloidae (meloídeos) que inclui as espécies conhecidas pelo nome comum de burrinho, caga-fogo, caga-pimenta, cantárida, papa-pimenta, pimenta, potó, potó-grande, potó-pimenta e vaquinha. As espécies pertencentes a este género caracterizam-se por corpo afilado, em geral comparativamente grande, e por quando atacadas expelirem um líquido vesicante amarelo, rico em cantaridina, que em contacto com a pele humana causa irritação cutânea com formação de bolhas. A forma adulta alimenta-se de folhagem de plantas, com preferência pelas solanáceas, podendo causar grande destruição, enquanto as larvas se alimentam de ovos de outros insectos. O gênero tem distribuição natural sub-cosmopolita, ausente apenas da Austrália, sendo comum no Brasil, onde é uma praga agrícola em plantações de batata, tomateiro e outras solanáceas.

Compartilhe via: