sexta-feira, 3 de março de 2017

Prefeitura de Santa Quitéria inicia campanha de combate ao Aedes Aegypti

A prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, por meio da Secretária Municipal de Saúde, deu início nesta quinta, 2 de março, à campanha “TODOS CONTRA DENGUE”, cujo objetivo é a conscientização da comunidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A ação é uma parceria entre a Secretária de Saúde Arislene Rocha, a secretária adjunta Patrícia Lima, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Rhafaela Araújo o coordenador de Zoonose Elder Mariano, os agentes comunitários de saúde(ACS) e agente de edemias(ACEs) do município. Segundo os coordenadores, a campanha será dividida em quatro mutirões, um especificamente em cada bairro da cidade.


 Também participaram do mutirão, o Secretário de Cultura Adenildo e o coordenador da Vigilância Sanitária Emerson Araújo, trabalhando em contato direto com a população.

Todas as casas do bairro foram visitadas pelos agentes de endemias junto com os agentes de saúde, enfermeiros, técnicos que levaram para os moradores sacos de lixo, banners informativos e sobretudo explicações como combater o Aedes Aegypti, ressaltando a importância de não deixar água parada em reservatórios, recolher garrafas ou qualquer material que possa acumular água e virar criadouro do mosquito.

Segundo o Coordenador de Zoonose, o Médico Veterinário Elder Mariano, devido ao período chuvoso, as ações de combate ao mosquito vetor precisam se intensificar na cidade, sobretudo nas áreas que apresentam maiores índices de focos do mosquito.


Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rhafaela Araújo, a fiscalização junto à participação da população é essencial para combater o Aedes Aegypti, que além de dengue, o vetor pode transmitir outras doenças como Zika e febre chikungunya.
Compartilhe via: