quinta-feira, 27 de abril de 2017

Anapurus recebe equipamentos de incentivo à cadeia do arroz

Como parte das ações do Programa Mais Produção, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realizou nesta quinta, 20, a entrega de equipamentos agrícolas e sementes em Anapurus, leste do estado.

Uma patrulha agrícola, composta de trator, grade e carreta e uma plantadeira foram disponibilizadas para fortalecer a cadeia produtiva do arroz. As sementes de feijão do Programa Mais Sementes também foram entregues de forma simbólica. São 1,5 toneladas de sementes de feijão disponíveis para os pequenos agricultores do município.

A prefeita Professora Vanderly Montelles, que celebrava os 100 primeiros dias de sua gestão, agradeceu o apoio do Governo do Estado não só no setor produtivo, como em outras áreas essenciais, como educação, saúde e assistência social. “O governo vem nos ajudando desde 6 de janeiro, quando recebi sementes de arroz e milho e agora estamos recebendo equipamentos que vão ser fundamentais para sairmos da roça de toco para a agricultura mecanizada, melhorando a vida dos nossos agricultores”, ressaltou.





Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para serviços de assistência, além da assistência técnica e gerencial que já vem sendo oferecida pelo governo a 50 propriedades, por meio de convênio entre Sagrima e Senar. “O governador Flávio Dino é um entusiasta do Programa Mais Produção e vem priorizando o setor produtivo como um dos caminhos para o desenvolvimento do estado e nós do Senar fazemos parte desse grande projeto”, disse o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho.

A cadeia do arroz, uma das dez cadeias produtivas prioritárias do Programa Mais Produção, vem sendo incentivada em 20 municípios, além do Projeto Salangô, com assistência técnica e gerencial, equipamentos e insumos. Desses, oito receberam, em março, patrulhas agrícolas e plantadeiras, entre eles Anapurus. “É uma satisfação contribuir com municípios que trabalham e buscam a parceria do governo do estado. Esses equipamentos, aqui em Anapurus e nos demais municípios contemplados, certamente vão incentivar a produção, beneficiando não só o setor produtivo como toda a economia local”, observou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.


Na tarde de quinta, foi realizado também, em parceria com o município, um fórum de gestores de agricultura da região, com prefeitos, secretários de agricultura e instituições financeiras dos municípios de Mata Roma, Brejo, Anapurus, Chapadinha, Buriti, Santa Quitéria e São Bernardo.
Compartilhe via: