.

.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Professora Vanderly comemora os 100 Dias de sua gestão em Anapurus

Por William Fernandes (Fotos: Japa e William)


A prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles, realizou uma grande programação na manhã desta quinta, 20 de abril, para celebrar os primeiros 100 dias de sua gestão.

Às 8h30 foi inaugurado o Posto de Saúde “Sandro Mendes”do Bairro Santo Antônio, um dos mais populosos da cidade, com mais de dois mil habitantes:




Após a inauguração do Posto de saúde, seguiu a seguinte programação:

09h - Inauguração da Secretaria de Meio ambiente:


09h30 - Inauguração dos Departamentos de Ind. Com. e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e de Juventude:



10h – Assinatura do termo de cooperação entre Prefeitura e Polícia Militar, para a realização dos cursos do PROERD nas escolas da rede municipal. O evento foi realizado na escola Thalles Ribeiro e contou com a presença do Comandante do 16º BPM/Chapadinha, Coronel Gláuber Miranda.








10:30 - Inauguração da Secretaria de Agricultura e Departamento de Pesca, ao lado da Praça José Pires Monteles, com a Presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Marcio Honaiser e do Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), Raimundo Coelho, que assinou com a prefeita Vanderly, o Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações voltadas para os setores de agricultura e pesca do município.

A prefeita Vanderly, que se emocionou ao falar dos desafios superados nos primeiros meses de sua administração (veja ações no texto abaixo), recebeu do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, uma Patrulha Agrícola Mecanizada, composta de:
·         1 trator
·         1 grade niveladora
·         1 carreta agrícola
·         1 semeadeira de arroz

v

Mensagem ao povo de Anapurus

É com muito orgulho que me dirijo aos anapuruenses neste momento, em que completamos 100 dias de governo. Queremos agradecer em primeiro lugar a Deus e ao povo de Anapurus, que nos confiou esta missão. Nossa gratidão também a todos os secretários e aos servidores efetivos e comissionados, que não mediram esforços, se dedicando 24h para reerguer nosso município, desde o mais simples trabalhador, ao mais alto escalão do governo.

Nossa gestão está provando, que mesmo com poucos recursos e com o rombo milionário deixado por gestões passadas, somos capazes de fazer muito por Anapurus.

Mas, com toda essa dificuldade que estamos enfrentando, não paramos um só instante, para devolver a dignidade do nosso povo.

Os anapuruenses confiam e estão nos apoiando para seguirmos em frente. A jornada está apenas começando, pois iremos fazer muito mais pelo Anapurus que amamos.
Professora Vanderly Monteles – Prefeita de Anapurus



Vencendo desafios

Passados os primeiros 100 dias de governo, a prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles (PSDB) juntamente com o secretariado, fez uma avaliação das ações e desafios enfrentados até agora pela atual gestão. Entre os principais desafios da Prefeitura estão o controle dos gastos para se adequar à real situação financeira do município, melhorar o atendimento na saúde e reorganizar administrativamente as secretarias municipais.

                Quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017, a atual administração se deparou com problemas graves e sem nenhuma transparência no governo de transição, que praticamente não existiu. “Encontramos o município num verdadeiro caos. Máquinas, prédios, o funcionalismo público, tudo estava completamente sucateado. Herdamos uma dívida de R$ mais de 13 Milhões do IPA (Instituto de Previdência de Anapurus), relativa aos anos de 2008 a 2016, o que impossibilita a emissão da Certidão de Regularidade Previdenciária e impede o recebimento das transferências voluntárias do Governo Federal. Muitos programas federais foram perdidos por falta de iniciativa da gestão passada e o município perdeu muito com isso”, avalia a prefeita Vanderly.

De acordo com a gestora, todos os problemas encontrados pela atual gestão, estão sendo encaminhados para avaliação dos órgãos competentes para amenizar os prejuízos do município.
Obras e urbanismo

                Mas mesmo diante de toda essa situação desfavorável, a prefeita destaca que Anapurus conseguiu avanços importantes em outras ações. Serviços básicos de limpeza, que não eram realizados regularmente há mais de 3 anos, passaram a ser executados.

Bairros inteiros já foram atendidos com limpeza, capina, retirada de entulhos, manutenção das vias públicas, iluminação, jardinagem, entre outras ações.

A Avenida principal da cidade, que estava intrafegável, recebeu uma operação tapa-buracos em uma parceria do município com o Estado. Num futuro próximo, ganhará nova camada de asfalto, assim como outras ruas também serão asfaltadas.

A prefeitura abriu uma estrada ligando os povoados Angical e Jenipapo, que vivia praticamente isolado do restante do município.

Município quer impulsionar novos negócios em Anapurus.

Assim como propôs durante sua campanha, a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles, vem buscando incessantemente atrair investimentos públicos e privados para o município, visando gerar emprego e renda para a população e desenvolvimento para a cidade.

No dia 2 de abril, a prefeita, junto com sua equipe de governo, participou do “Tratour”, evento promovido pela Lavronorte, grande concessionária de máquinas agrícolas da John Deere, realizado na Flórida Aviação Agrícola, em Anapurus. Além de vender, a empresa presta serviços de assistência técnica às máquinas na região.

Durante seu pronunciamento, Vanderly informou que vem trabalhando para levar a Lavronorte para Anapurus, apresentando os motivos pelos quais a empresa deve ser instalada no município, que é o centro da produção agrícola da região.

“Assim que assumimos a gestão, procurei o secretário de Agricultura do Estado e expus os dados técnicos da região e convidamos e colocamos Anapurus às disposição da empresa, para se instalar aqui”, disse Vanderly.

“Vamos sentar e conversar e o que for preciso nós faremos e resolvemos, pois o que quero é que o nosso município continue produzindo, quero que nosso produtor cresça e que aqui tenha mais emprego e renda para o município de Anapurus”, conclui a prefeita.

Agência bancária

Vanderly disse ainda do seu esforço para levar uma agência do Banco do Brasil para Anapurus, mas em virtude das dificuldades que o banco passa em todo o país, ela informou que vem negociando com o Bradesco, e que já assinou documentos para viabilizar a instalação da agência no município.

Educação

A educação foi uma das áreas mais afetadas pelas más gestões do passado, deixando escolas sem carteiras, com as estruturas deterioradas e sem equipamentos, ônibus sucateados. Aos poucos a prefeitura vem organizando a pasta e oferecendo melhores condições aos alunos e profissionais. Os alunos agora contam com merenda escolar de boa qualidade.

Como parte do compromisso em melhorar a Educação, a Prefeitura doou um terreno para a construção das novas e modernas instalações da Escola de Ensino Médio, Júlio Pires Monteles, que atende cerca de 700 alunos.

Visando melhorar a qualidade do ensino anapuruense, a prefeitura investe na capacitação dos profissionais da educação, com a realização da "I Jornada Pedagógica 2017" possibilitando aprendizagem e troca de experiências entre professores, gestores e demais profissionais da área. Ainda este ano serão realizadas outras etapas de capacitação.

- Ensino superior

UEMA - A prefeita de Anapurus Vanderly Monteles participou de encontro com o professor Gustavo Costa reitor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e com a coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação, professora Ilka Serra, onde reafirmaram a parceria em apoio à educação superior para Anapurus.

UFMA - Em encontro com o diretor do CCAA/UFMA de Chapadinha, José Maria do Amaral, Professora Vanderly Monteles discutiram sobre a melhor utilização da universidade pelos estudantes de Anapurus. Vanderly se propôs ajudar no transporte, visando incentivar o ingresso de jovens anapuruenses no ensino superior.

Agricultura

 Na primeira semana de governo, a prefeita Vanderly entregou junto com o governador Flávio Dino, mais de 3 toneladas de sementes selecionadas aos agricultores familiares.
No dia 20 de abril será inaugurado o prédio da Secretaria de Agricultura e Departamento de Pesca, com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Marcio Honaiser, que fará a entrega de uma Patrulha Agrícola Mecanizada: (trator, grade niveladora, carreta agrícola e semeadeira de arroz).

Segurança pública

Como forma de contribuir com a segurança dos cidadãos anapuruenses e preservar o patrimônio público municipal, a prefeitura implantou, de fato, a Guarda Municipal, que vinha sendo menosprezada por gestões passadas, e entregou um prédio/sede no centro da cidade, em fevereiro.
Em audiências com o governador Flávio Dino, com o vice-governador, Carlos Brandão e com o secretário adjunto de Segurança, a prefeita solicitou viaturas para a Guarda e para a PM. Eles se prontificaram em atender aos pleitos da prefeita. A PM já recebeu um carro.

Corte de gastos

Apesar do orçamento municipal estar comprometido, a Prefeitura de Anapurus mantém o salário do funcionalismo em dia. A situação que o País enfrenta é muito séria e precisamos passar por isso com muita cautela e responsabilidade”, afirma Vanderly.

Saúde

Desde sua posse, em 1º de janeiro deste ano, Professora Vanderly firmou um pacto pela recuperação da Saúde da população, oferecendo bons serviços na sede e zona rural, com profissionais de excelente qualidade e que sejam atenciosos com a população.

E assim tem sido. A chamada “demanda reprimida” (aquela que não era atendida por falta de oferta de serviços em gestões passadas) tem acreditado na prefeita Vanderly e está buscando atendimento no Hospital Madalena Monteles e nos postos de saúde, que ficam lotados todos os dias. Outra novidade, é que agora, após a consulta, o paciente recebe os medicamentos prescritos pelos médicos.

“Oferecer uma saúde de qualidade aos nossos moradores foi um compromisso de campanha. Em pouco tempo já tiramos a saúde do estado de calamidade e a colocamos para funcionar oferecendo atendimento digno aos cidadãos. Ao contrário de anos anteriores, quando os anapuruenses iam em busca de atendimento em outras cidades, hoje atendemos a nossa população e acolhemos também pessoas de outros lugares. Vamos trabalhar mais ainda para que nossa saúde melhore a cada dia”, ressaltou a prefeita.

Ações preventivas também estão sendo realizadas pelas equipes da Saúde, como o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.

Assistência Social
A inauguração do CRAS e aperfeiçoamento vários programas sociais estão levando saúde e bem-estar a centenas de famílias carentes, todos os meses.
Cultura

Em fevereiro foi realizado o maior e mais tranquilo carnaval da história de Anapurus.
Compartilhe via: