.

.

domingo, 9 de julho de 2017

Brejo sedia Encontro Regional do Fórum da Balaiada

Por William Fernandes - domingo, 9 de julho de 2017

Foi realizado neste sábado, 8, no auditório do Centro de Convenções do Território da Cidadania do Baixo Parnaíba, na cidade de Brejo, o Encontro Regional do Fórum da Balaiada, onde o projeto Balaiada foi apresentado aos municípios convidados. O Fórum Balaiada trabalha pela promoção do turismo e do desenvolvimento sustentável nos municípios participantes do projeto.

Participaram do evento representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Empreendedorismo na Cultura e no Turismo, Empresários, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Profissionais de Arte e cultura, ONGs, Mídias e Colegiados setoriais e Territoriais.

A abertura foi feita com uma apresentação cultural, do Colégio Menino Jesus, que contou um pouco da história das origens do município.

Anfitriões do encontro, o prefeito de Brejo, Zé Farias, e a secretária municipal e educação, Cláudia Sousa, deram as boas-vindas aos visitantes e disseram estar bastante entusiasmados com o projeto. Farias disse que fará todo o esforço para colocar Brejo na rota do turismo regional e anunciou que irá revitalizar pontos turísticos da cidade e criar a casa de Cultura e o museu de Brejo, para resgatar e manter via a história do município, um dos mais importantes no contexto histórico e cultural do Maranhão.

Zé Farias disse estar feliz também, pelo encontro estar acontecendo em sua cidade no momento em que se iniciam as atividades em comemoração pelos 147 anos do município, que vai até terça-feira, dia 12, com vasta programação cultural e cívica.

  

Durante o encontro foi realizada a palestra "Semana da Balaiada, Turismo e Desenvolvimento Sustentável", em seguida houve debate com o público e Assembléia e Plenária do Fórum Balaiada.

O criador e coordenador do projeto, professor Jânio Ayres, agradeceu o apoio dos municípios e à adesão de Brejo. “Brejo, que tem grande importância histórica, econômica, cultural e geográfica, já está abraçando o projeto. O prefeito Zé Farias já declarou apoio. Hoje apresentamos o projeto a todos de Brejo e aos que vieram de outros municípios. O projeto está se fortalecendo cada vez mais, e a sociedade dos municípios da região Nordeste Maranhense vai acompanhar esse crescimento. Nosso próximo passo é atingir a mídia estadual, o governo do estado para que o projeto seja conhecido e projetado em todo o país", afirmou Jânio.

Breve o blog vai postar dezenas de fotos e reportagem em vídeo. 



Compartilhe via: