.

.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Prefeitura de Brejo realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social


A prefeitura municipal de Brejo, realizou na última terça, 18 de julho, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social”, e que teve como objetivo geral avaliar a situação da Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários, da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios além de, eleger delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social e a implementação da política de Assistência Social que nortearão as políticas públicas nos próximos dois anos.


A conferência, teve como conferencista foi Luziane de Jesus Sousa dos Santos, foi realizada no auditório do CEMOPS e contou com a presença do prefeito Zé Farias, da primeira-dama Mana Farias, do vice-prefeito Renato Pessoa “Gó”, das secretárias Cláudia Oliveira (Assistência Social), Polyana Martins (Saúde), Rosa Celes Franco Sousa (Mulher e Juventude), dos secretários Francisco Adriano Sousa (Pesca) e Júnior Moraes (Cultura),

Antes do início da solenidade, teve duas apresentações culturais: A Dança do Carimbó, do Serviço de Convivência (CRAS) e o Boi Encanto dos Muypurás (Assistência Social)
A pós a leitura do Regimento Interno, feita pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luana Freitas, e das falas das autoridades, os participantes se dividiram em grupos para discutirem os quatro eixos temáticos:
·         Proteção social,
·         Gestão democrática,
·         Acesso às seguranças socioassistenciais e
·         Legislação) para elaborar o relatório final.
Os participantes elegeram os quatro delegados (dois do Poder Público e dois da Sociedade Civil) para participarem da XI Conferência Estadual, em São Luís.











8ª 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Brejo/MA

Visão geral
Conferências de Assistência Social são eventos que tem o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

Tema

O tema da Conferência de 2017 é “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”.

Eixos temáticos

1.       Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
2.       Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
3.       Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
4.       A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Público alvo
·         Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
·         Entidades socioassistenciais.
·         Gestores de políticas públicas.

·         Outros interessados na política municipal de assistência social.
Compartilhe via: