.

.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FOTOS: Número de romeiros bate recorde nos festejos de Milagres do Maranhão


Terminou no final da tarde desta terça, 15 de agosto, após dez dias, os festejos de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da cidade de Milagres do Maranhão, na região do Baixo Parnaíba, com uma procissão que percorreu vários quilômetros até a Igreja Matriz, sob comando do pároco irlandês Alberto Mc Gettrick.

 AQUI - GALERIA COM MAIS DE 80 FOTOS

A festa é uma das mais tradicionais do estado do Maranhão e recebe anualmente milhares de devotos, que vão agradecer alguma graça alcançada. Um dos pontos mais visitados pelos fiéis é a “Pedra da Santa”, de onde, nos anos 80 e 90, era retirado um líquido branco, que os católicos diziam ter um poder de cura. A história percorreu o Brasil, transformando a cidade em um importante santuário.





O festejo deste ano superou os dos anos anteriores, em número de romeiros. Dezenas de ônibus e centenas de automóveis lotaram as ruas e estacionamentos da cidade, que ficou praticamente intrafegável durante os últimos dias de festa, que tem como um dos maiores patrocinadores a prefeitura municipal de Milagres.

Gente de várias cidades do Maranhão, e até de outros estados, foram a Milagres e disseram que retornarão ano que vem.


De acordo com o padre Mc Gettrick, a participação dos romeiros é uma lição de fé e de esperança para todos. “A gente fica muito impressionado com a fé dos romeiros, com a simplicidade, com a humildade com que eles vêm para nossa cidade, que não tem muita infraestrutura, mas o coração do povo é muito bom. O povo da cidade abre seus corações para receber os romeiros e os romeiros abrem seus corações para ficar conosco e nos incentivar com sua fé e devoção. É realmente uma lição de fé e de e esperança para todos nós. A gente nota os romeiros com tão pouca coisa na vida, mas com uma fé que impressiona e é um exemplo para todos nós”, afirmou o padre, que está há poucos meses na cidade.




Nos últimos dias do festejo, a população da cidade é multiplicada em muitas vezes e a economia sofre um grande aquecimento, com a venda de alimentos, bebidas. Segundo os vendedores ambulantes, em comparação com outros anos, o festejo deste ano foi bem melhor, mesmo com a crise que assola o país.

Os bares na orla do Rio Parnaíba, que fica a cerca de 30 metros da Praça da Matriz, receberam milhares de turistas. A prefeitura montou uma estrutura de segurança com seguranças particulares, policiais militares e uma equipe de bombeiros e salva vidas que garantiam a tranquilidade dos banhistas e dos turistas que passeavam de barco.

A parte estrutural que deu suporte aos turistas ficou a cargo da empresa Latino Produções, que atua em várias cidades da região e é referência em organização de eventos culturais.


O prefeito Leonardo Caldas agradeceu a presença dos milhares de turistas e romeiros que visitaram a cidade durante a festa da padroeira e disse que ano que vem investirá ainda mais em infraestrutura e segurança a todos.

Por William Fernandes - Blog do William Fernandes 
Compartilhe via: