.

.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Prefeitura de Santa Quitéria/MA realiza VII Conferência Municipal de Saúde

Por William Fernandes - quinta, 31 de agosto de 2017

A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta, 30 de agosto, no auditório da UAB, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Em Defesa do SUS: Atenção Básica, a porta de entrada para uma Saúde de qualidade”.

A atenção básica ou atenção primária, é conhecida como a porta de entrada dos usuários nos sistemas de Saúde. Ou seja, é o atendimento inicial.

Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os casos mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.



Estiveram presentes à Conferência o secretário municipal de Administração, Manoel Gonçalves Neto - que representou o prefeito, que estava viajando -, a secretária Municipal de Saúde, Arislene Rocha, os vereadores Domingos Viana, Irmão Wilson e Kassilene Fernandes, o diretor do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Daniel Soares Saraiva, além de profissionais da Saúde do município e de representantes da sociedade civil quiteriense.

Pela manhã, a secretária Arislene e sua equipe apresentaram os resultados dos oito primeiros meses da atual gestão, que obteve avanços nunca antes alcançados, como a atuação de cinco médicos no Hospital Municipal Dr. Zeca Moreira, uma ambulância nova, 12 Postos de Saúde em pleno funcionamento, com 11 médicos, 12 enfermeiros e quatro equipes de Saúde Bucal, atendendo de segunda a sexta na sede e de segunda a quarta na zona rural.



Na parte da tarde houve debates e apresentação de propostas e eleição do novo Conselho Municipal de Saúde.

Pelo empenho à frente da pasta, a secretária Arislene foi homenageada e se disse bastante emocionada e agradeceu a todos pela participação na Conferência e pelo reconhecimento aos seus esforços e de sua equipe, com apoio do prefeito Alberto Rocha.



Compartilhe via: