.

.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Anapurus, Chapadinha e Santa Quitéria recebe visita técnica do Sebrae para apresentação do Programa Jovens Empreendedores

É a primeira vez que o programa será desenvolvido na região. Os municípios de Chapadinha, Anapurus e Santa Quitéria já confirmaram a adesão ao programa.  
 
Fomentar a cultura empreendedora na mentalidade de estudantes é um dos objetivos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), conduzido pelo Sebrae e que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE.

No intuito de disseminar essa ideia, o Sebrae Maranhão, seguindo diretrizes da diretoria estadual, tem percorrido diversos municípios do Maranhão, visitando escolas e secretarias de educação, para apresentar a metodologia e firmar parcerias.
Coordenadora Pedagógica de Anapurus, Jozélia Braga, coordenadora de Educação Empreendedora, Raissa Amaral, secretária municipal de Educação de Anapurus, Edilene Azevedo Passos e o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira.



Gestora da Unidade Regional de Educação, Leodenes Baggio, ladeada a coordenadora de Educação Empreendedora, Raissa Amaral e o Gerente Regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira.


Secretária municipal de Educação de Chapadinha, Vânia Cristina de Sousa recebeu a equipe do Sebrae em sua sala.
Coordenadora de Educação Empreendedora, Raissa Amaral, Manoel Gonçalves Neto, secretário municipal de Administração de Santa Quitéria, Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira e a analista do Sebrae, Cleidiane Laranja

Seguindo esse direcionamento, no final do mês de agosto e início de setembro,  a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Raissa Amaral, acompanhada do gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, visitaram os municípios de Chapadinha, Anapurus e Santa Quitéria para apresentarem a metodologia.

Segundo a coordenadora a proposta das visitas é a efetivação de uma parceria com os municípios para implementação da educação empreendedora dentro das escolas que garante ganhos a curto, médio e longo prazo.

“O JEPP é um programa que traz uma metodologia para o Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, onde os alunos desenvolvem um comportamento empreendedor. Com essa ação temos ganhos imediatos para esse aluno que vai se tornar mais comprometido e responsável. Nesse desenvolvimento ganha também a escola, a comunidade e os professores que serão capacitados para serem os multiplicadores desse processo,” explicou Amaral.

Em Chapadinha a visita aconteceu à secretária municipal de educação, Vânia Cristina de Sousa, que demostrou interesse na capacitação tendo em vista a grande importância de preparar os estudantes para o futuro, mas com resultados obtidos já no presente. “É muito interessante para o município essa capacitação voltada especificamente para a formação empreendedora dos jovens, pois além de gerar uma nova perspectiva de futuro, contribui para o desempenho escolar e isso já um ganho imenso”, disse a secretária.

Também em Chapadinha, a equipe do Sebrae visitou ainda a Unidade Regional de Educação- URE, apresentando os cursos “Despertar”, “Crescendo e Empreendendo” e “Jovem Empreendedor no Campo”, voltadas para estudantes a partir de 15 anos de idade.  Para a gestora da URE, Leodenes Baggio, os cursos correspondem as expectativas do que vem sendo trabalhado nas escolas.

“Eu acredito que esse projeto vem de encontro a muitas situações que já temos trabalhado dentro da escola, vindo a contribuir muito para que esses alunos consigam entender melhor o que realmente eles querem em suas vidas”, disse Baggio.

O município de Anapurus foi conquistado pela ideia e estará implantando o programa a partir do próximo ano letivo. É a primeira vez que o programa será desenvolvido na município e na ocasião da visita, a secretária municipal de Educação, Edilene Azevedo Passos, agradeceu ao Sebrae pela iniciativa. “É de suma importância o desenvolvimento desse programa na escola, chegou na hora agradecer, agradecemos ao Sebrae por esse momento e à prefeita Vanderly Monteles que abraçou essa causa”, ressaltou a secretária.

Em Santa Quitéria a equipe do Sebrae foi recebida pelo secretário municipal de Administração, Manoel Gonçalves Neto. Ele afirmou que o município irá aderir ao programa ainda este ano, tendo em vista a grande necessidade em avançar na formação de jovens para o desenvolvimento da cidade.

Segundo o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, o programa é um incentivo para um futuro promissor aos jovens. “Trabalhar a educação empreendedora na base da escolarização é tornar possível uma formação profissional e pessoal direcionada e com menores riscos de fracassos,” destacou.

Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE

No Maranhão, o Sebrae tem seguido a orientação nacional do sistema, que tem como um dos seus pilares de atuação no estado a educação empreendedora. Para tanto, a partir de 2016 a instituição ampliou a execução do PNNE promovendo e disseminando a educação empreendedora do ensino fundamental ao superior, com projetos específicos para cada nível da educação formal.

“A educação empreendedora é uma iniciativa decisiva para criar condições de acesso ao emprego e geração de renda pelo trabalho. O Sebrae já vinha realizando ações pontuais dentro do PNEE, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com turmas em Bacabal, Timon e Santa Inês. A partir do ano passado ampliamos as nossas ações de educação empreendedora incluindo também escolas do Ensino Médio e isso é um avanço dentro das estratégias da área de educação no Sebrae”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins. 


Jovens Empreendedora Primeiros Passos - JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, nos aspectos pessoal, profissional e social.


Ascom-Sebrae
Compartilhe via: