.

.

sábado, 23 de setembro de 2017

Integração: Semana Farroupilha de Anapurus reúne gaúchos e maranhenses


Por Blog do William Fernandes

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DE 130 FOTOS

A comunidade sulista radicada no Baixo Parnaíba Maranhense há três décadas, realizou mais uma edição da “Semana Farroupilha”, momento especial de culto às tradições gaúchas. A festa foi realizada de 15 a 20 de setembro, na Associação dos Amigos do Cerrado, também conhecida como Associação dos Gaúchos, e teve vasta programação, com o melhor da comida gaúcha e músicas típicas. Não faltou também, o chimarrão, uma das bebidas típicas características da cultura do Sul.

A abertura foi na sexta-feira, dia 15. No domingo pela manhã, foi realizada a “Cavalgada da Integração”, reunindo vaqueiros maranhenses e gaúchos, como forma de aproximar os povos, e contou com a presença da prefeita de Anapurus, Professora Vanderly Monteles, que deu apoio ao evento e é grande incentivadora dos projetos desenvolvidos pelos produtores do Sul, instalados no município.


 No decorrer da programação foram realizadas palestras e oficinas. Uma pequena pista de rodeio, chamada de Parque da Integração, foi construída na associação. As bandeiras dos estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão se juntaram às do Brasil e do município de Anapurus. Mas, ali perto, a paixão pelo futebol não foi esquecida. Sobre uma mesa, mas, conforme manda a rivalidade, separadas por elementos da cultura gaúcha, estavam expostas as bandeiras das maiores forças do futebol gaúcho: Inter e Grêmio.

A festa encerrou no dia 20, quando se comemora o Dia do Gaúcho. Neste dia teve música ao vivo, com um grupo local e o cantor Márcio Oliveira. O prato do dia foi o “Porco no Tacho”, com mandioca e saladas. Cada convidado pagava uma senha no valor de R$ 15,00 e podia servir-se à vontade, quantas vezes quisesse.  Um dos pratos mais elogiados do cardápio oferecido durante toda a programação foi o ensopado de peixe, que ficou a cargo de Sidney Riedel, paranaense, secretário de Esportes de Brejo (MA), e que veio para a região há 27 anos.
  

De acordo com o presidente da Associação dos Amigos do cerrado, Armindo “Polaco”, a festa começou a ser realizada em Anapurus há dez anos, quando um grupo de gaúchos resolveu fazer um “boi no rolete”, e daí em diante não parou mais de ser realizada e só cresceu.

Os organizadores garantem que ano que vem a festa será ainda melhor e a tendência é crescer cada vez mais, com uma participação maior dos maranhenses.
Compartilhe via: