.

Visit Namina Blog

...

[VÍDEO] "Tempestade" de areia assusta moradores de Anapurus

Por Blog do William Fernandes - quarta, 27 de dezembro de 2017



 Um fenômeno natural incomum em nossa região assustou os moradores da cidade de Anapurus, no Leste do estado do Maranhão.

Ventos fortes, carregados de uma grande quantidade de areia encobriram a cidade por mais de um minuto, deixando muita sujeira na cidade. Não há relatos de pessoas feridas ou grande prejuízos materiais, por enquanto.

Várias pessoas registraram o fenômeno em vídeos e fotos. Um caminhoneiro que trafegava pela MA 230, a cerca de 1 km da entrada da cidade, registrou o momento em que a tempestade encobria a cidade.

No vídeo, o motorista se confunde e diz que está chegando em Itapecuru-Mirim, quando na verdade trata-se de Anapurus, no trecho próximo às empresas que trabalham com a produção de soja na região.



Saiba mais:

As tempestades de areia são comuns em regiões muito secas e que apresentam o solo desprovido de vegetação, como por exemplo, os desertos, a região norte da China e a região das Grandes Planícies nos EUA.

A intensidade dos ventos pode variar muito de acordo com a região, ocasionando desde o que podemos chamar de levantamento de poeira até tempestades de areia propriamente dita com ventos que podem passar dos 100 km/h.

Invariavelmente as tempestades ou levantamento de poeira interferem na visibilidade em maior ou menor grau. Quando a visibilidade se reduz para 1,5 km a 10 km diz-se que há formação de poeira, e quando esta é reduzida a menos de 1,5 km diz-se que há formação de poeira densa ou tempestade.

Fonte: infoescola