.

Visit Namina Blog

...

Secretaria de Saúde de Chapadinha inicia campanha "Janeiro Branco"



Para mobilizar a população em favor da saúde mental, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) está realizando uma série de atividades em alusão ao “Janeiro Branco”, movimento voltado para os cuidados com saúde mental e minimização do preconceito em relação à terapia.

As primeiras unidades de saúde a receberem o Janeiro Branco foram as UBS dos bairros Tigela e Caterpiller. Durante o evento foram abordados a “Qualidade de vida no trabalho e Saúde Mental”, além de palestras com os profissionais da área, dinâmicas, atividades físicas e outros. A ação contou com a participação do enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de saúde.





Janeiro Branco

Sob o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", a campanha Janeiro Branco foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão em 2014. Desde então se espalhou por diversos estados brasileiros, como forma de conscientizar a população sobre a importância na manutenção da saúde mental.

O mês de Janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas.

A cor “branca” foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma “folha em branco”, um “muro em branco” ou uma “tela em branco”.

Secom