.

Visit Namina Blog

...

UEMA promove Workshop para celebrar seus 20 anos de Educação a Distância em Santa Quitéria

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) celebra este ano, 20 anos disseminando cursos na modalidade de Educação a Distância. Para marcar esta conquista a UEMA por meio do seu Núcleo de Tecnologia para Educação (UEMAnet) realizará na próxima sexta-feira (13), em Santa Quitéria um Workshop visando refletir e discutir as contribuições da EaD UEMA nesses 20 anos no município. 
“Estaremos provocando um amplo debate junto à comunidade acadêmica no município  onde a UEMA, refletindo sobre as oportunidades geradas pelas ações da EaD nesses 20 anos de história e incentivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que possam dar mais dinamicidade ao ensino” afirmou a Professor Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMAnet.
História
Em 1998 a UEMA criou o Programa para formação de professores leigos que atuavam na rede pública de ensino pública do estado do Maranhão. Assim nascia o Núcleo de educação a Distância (Nead), que posteriormente veio a se transformar no Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).
Inicialmente, o acompanhamento dos alunos era feito através de uma central telefônica. As videoaulas eram gravadas em uma pequena sala e eram geradas via satélite para os municípios do Maranhão.
Em 2001 a EAD UEMA foi credenciada pelo MEC, sendo a 8ª IES pública do Brasil e primeira do Nordeste a receber esse credenciamento. O primeiro curso de Bacharelado a distância da UEMA foi em Administração, fomentado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Hoje, a UEMA ao completar 20 anos, vem disponibilizando cursos na modalidade de educação a distância abrangendo três níveis de ensino: Técnicos, Graduação e Pós-Graduação. A UEMA por meio do UEMAnet também oferece suporte tecnológico e logístico aos cursos a distância e também, aos presenciais.
É a UEMA a serviço da sociedade maranhense: diminuindo distâncias e construindo história.

Descrição do evento


WORKSHOP
Objetivo: Suscitar um amplo debate junto à comunidade acadêmica dos municípios onde a UEMA se faz presente, refletindo sobre as contribuições da EaD nesses 20 anos de história e incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que possam dar mais dinamicidade ao ensino.
Matutino
Credenciamento
8h às 9h
Centros / Polos
Solenidade de Abertura
9h às 10h
Reitor, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Coordenadores do UEMAnet e outros
Representantes da UEMA
Palestra institucional
20 Anos de EaD na UEMA: uma história de conquistas e grandes realizações
10h às 11h30
Coordenadores do UEMAnet/UEMA:
Ilka Márcia R. SerraLourdes Maria O. Paula, Maria da Graça Neri, Heloisa Varão Santos
Vespertino
Mesa Redonda
Tema: A EaD no contexto da sociedade contemporânea: impactos e desafios
(Cada mesa será composta por dois conferencistas)
14h às 15h30
(Professores convidados)
Moderador: Diretor de Centro/ Coordenador de Polo
Palestra
O potencial das ferramentas digitais na educação.