.

Visit Namina Blog

...

[FOTOS] Brejo/MA encerra I Semana Pedagógica (BNCC) com uma grande culminância


O Município de Brejo/MA, concluiu com êxito a sua I Semana Pedagógica, promovida entre os dias 13 e 17 de agosto, pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Empresa Educacional RC.

VEJA AQUI MAIS DE 200 FOTOS DO EVENTO
Breve, matéria em vídeo

Participaram do encerramento, o prefeito Zé Farias e o Secretário da Casa Civil, Júnior Almeida, representando a secretária de Educação, Anna Cláudia, que estava em Recife/PE, participando de um evento.

Na foto, a secretária Anna Cláudia, no dia da abertura, com os palestrantes, a diretora da RC e o prefeito Zé Farias.










Júnior Almeida, agradeceu, em nome da secretária Anna Cláudia, a todos os professores e à empresa RC. “A gente se emociona ao ver os nossos professores em ação, porque como foi dito aqui, são as mãos dos professores que moldam as nossas crianças, nossos jovens e adolescentes”, disse Almeida Júnior, que também destacou a valorização do magistério.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zé Farias valorizou e reconheceu o trabalho dos professores do Município de Brejo, garantindo que o que é recurso da educação será gasto na educação e aproveitou para externar sua alegria com a parceria da empresa educacional RC, reiterando que através de licitação ou concorrência pública conforme a legislação vigente, espera que outras semanas pedagógicas aconteçam e que tenham tanto sucesso quanto esta que está terminando e que só ouviu elogios.





Brejo vivenciou momentos muito significativos que dificilmente sairão da mente, da história e da lembrança de todos os que participaram desta grande semana que contou com uma coordenação, uma enfermeira de plantão e uma equipe de 13 formadores altamente capacitados e muito bem orientados pela RC. Estes formadores tiveram nas mãos 550 profissionais da educação do município entre eles professores da Educação Infantil e de todo o Ensino Fundamental, profissionais que trabalham com a Educação Inclusiva, secretários escolares e a agentes administrativos e os gestores das unidades escolares de Brejo.

Estudando a Base Nacional Comum Curricular, o Projeto Político Pedagógico, os meandros da Educação Inclusiva e a sua implicação e importância para o município e a prática técnica-teórica da secretaria escolar, bem como de maneira transversal foram estudadas novas metodologias e a importância conforme preconiza a BNCC das competências sócio-emocionais, a semana foi repleta de novidades, ações, atividades diversificadas, muito conhecimento e novas aprendizagens que, somadas ao muito que os profissionais da educação de Brejo já sabem e ao que foi transmitido pelos formadores da RC, fizeram acontecer uma semana teórico-vivencial onde o conhecimento não ficou apenas no discurso, mas foi para a prática, inclusive por parte dos gestores, indo ao campo, através da visita no chão da escola.

Desta forma, conforme o costume a Empresa Educacional RC em parceria com a SEMED finalizou a semana com uma belíssima e inesquecível cerimônia, que na verdade se caracterizou como uma grande festa da educação do município, através da apresentação de todas as 13 turmas com base no que viveram, leram, estudaram e sentiram ao longo da semana.

Iniciando pela Educação Infantil, invadimos o universo infantil e a partir da apresentação: Conta Uma História Pra Mim... vimos o trabalho desenvolvido nesta importante etapa da educação básica, que por realizou oficinas de construção de aventais para os educadores da educação infantil e de livros em tecido, que muito ajudarão a desenvolver o letramento desde tenra idade, respeitando o que preconiza a BNCC. Ainda neste bloco de apresentações, aprendemos um pouco mais sobre a história local e sobre a lenda de Maria Nova, também ligada a história do município de Brejo.



Chegamos então ao bloco dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que iniciou suas apresentações com um belo jogral mostrando a importância de lermos livros e a própria BNCC a fim de aprimorarmos o nosso conhecimento e assim melhorar a nossa prática docente do cotidiano. Depois foi a vez de através da famosa boneca Emília do Sítio do Pica-Pau-Amarelo nos brindar com sua presença e tirar de um “Baú Encantado” diversos portadores de gêneros textuais que nos ajudarão a melhor entender, compreender e trabalhar com os educandos buscando o seu aprendizado. Finalizamos este bloco com muita alegria e entusiasmo por meio de um repente e de uma linda paródia que reforçou tudo o que os anos iniciais do Ensino Fundamental trabalharam, foi encantador.

Veio as apresentações dos Professores que trabalham com os Anos Finais do Ensino Fundamental que iniciaram com um repente mostrando a importância das competências da BNCC através das quatro áreas do conhecimento, que foi reforçado pela segunda apresentação que cantou entoaram duas paródias sobre o mesmo assunto e reforçaram uma das aprendizagens adquiridas: o PPP, além disso recitaram uma poesia de Bráulio Bessa sobre que é intitulada: “A força do Professor!”.

Por fim, os anos finais trouxeram uma esquete teatro-musicalizada através da canção de Geraldo Vandré: “Pra não dizer que não falei das flores”. Esta apresentação mostrou como na prática de forma criativa podemos por em prática a BNCC no chão da escola e ao mesmo tempo resignificar fatos do passado, a fim de propor novas estratégias para o futuro. Foi simplesmente emocionante este momento, todos os presentes ficaram de pé e cantaram e se envolveram com a apresentação que até mesmo lágrimas tirou de muitos e deixou uma bela mensagem através dos anos finais do Ensino Fundamental, mensagem esta que é validada pela RC: Não deixem que a BNCC fique no papel, levem suas competências para a sala de aula, promovendo uma educação que preze pela equidade.

Partimos assim para o último bloco de apresentações que iniciou pelos secretários escolares que demostraram através de dinâmicas e de uma canção tudo o que que aprenderam e apreenderam ao longo da semana, finalizando com a mensagem: “É preciso saber viver! ”. Depois tivemos os grupos de gestores que trouxeram e entregaram a SEMED duas bandeiras, que por eles foram feitas, as quais se intitulam: “Mãos que fazem o PPP em Brejo”, nestas bandeiras há as mãos de todos os gestores que participaram da formação e que deram um pontapé inicial na construção do PPP de suas escolas conforme orienta a nova LDB (9394/1996) e se faz necessário em decorrência da implantação da BNCC. A aprendizagem por eles adquirida foi apresentada por meio de um belo e rico repente e de uma canção.


Concluindo o evento de maneira muito impactante e muito informativa, tivemos a apresentação de uma esquete teatral da equipe de Educação Inclusiva do município que, de maneira bem prática e repleta de conhecimentos, apresentou a todos como, de que forma, e com quem se deve contar no processo de inclusão dos portadores de deficiência nas escolas, chamando a atenção do poder público municipal para esta importante demanda e já o agradecendo pela formação ofertada nesta importante modalidade de ensino por ocasião da I Semana Pedagógica de Brejo.

Após as apresentações, a Professora Rosalba Costa, em nome da Empresa Educacional RC, proferiu sua fala de agradecimento, alegria e satisfação pelo êxito da I Semana Pedagógica de Brejo e pela acolhida que os membros de sua empresa, bem como ela mesma teve no município. Professora Rosalba agradeceu a tudo e a todos os que de maneira direta e / ou indireta se propuseram a ajudar de uma forma ou de outra para que houvesse sucesso nesta empreitada. Foi ressaltado o compromisso e o zelo da empresa RC pelo serviço prestado e para com o município beneficiado com esta importante ação, e acima de tudo, com o educando que será beneficiado diretamente por meio da ação docente a ser empregada com ele no  retorno às aulas, por fim ela conforme compromisso assumido presidiu junto com as demais autoridades presentes a entrega de 26  certificados (2 por turma) representando os 550 profissionais da educação beneficiados com as ações da I Semana Pedagógica de Brejo.

“Certamente esta semana ficará marcada para sempre na história deste visionário município que deu sim a um projeto educacional que irá favorecer a melhoria da sua prática docente no cotidiano e por conseguinte nos seus indicadores de fluxo escolar e de avaliações em larga escala”, disse a professora.


“Agradeço a confiança, o apoio de todos e a cada um dos palestrantes e formadores, além da equipe de coordenação e enfermagem pelo trabalho prestado em nome desta conceituada empresa no município de Brejo e nos colocamos à disposição deste e de outros municípios para eventos deste tipo e nas mais diversas consultorias de ordem educacional”, concluiu Rosalba.

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon