.

Visit Namina Blog

...

Começou o Festejo de São Raimundo dos Mulundus, padroeiro de Vargem Grande/MA


Por William Fernandes – quarta, 22 de agosto de 2018 (Foto: Mathias Pancadão)

Teve início na manhã desta quarta, 22 de agosto de 2018, o Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, padroeiro de Vargem Grande/MA. Como acontece todos os anos, uma multidão saiu em procissão da cidade até o povoado Paulica, num percurso de 6 km, pela BR 222.

O encerramento da festa acontece no dia 31 de agosto. O Festejo de São Raimundo dos Mulundus é considerado um dos maiores do Maranhão e recebe romeiros de todas as partes do Brasil.

História do Festejo

Segundo o histórico do Santuário, no inicio do século XIX, uma comunidade negra estabelecida em Vargem Grande na localidade de nome Mulundus deu origem a uma manifestação popular baseada na história de um homem do campo de nome Raimundo Nonato, vaqueiro e trabalhador de boa conduta, morador daquela localidade.

Conta-se que ele se acidentou em uma carnaubeira, vindo a falecer por conta de um traumatismo no pescoço, causando a todos motivos de muita comoção e tristeza. A lembrança daquele homem ficou gravada na memória de todos os moradores de Mulundus levando a comunidade a celebrar a imagem do vaqueiro ao lado da “carnaubeira” onde o acidente aconteceu.

Contam os historiadores que a crença popular cresceu tanto naquela região que toda a carnaubeira foi destruída por crentes que levavam pedaços para serem usados como produto medicinal.

Por ter despertado junto à Igreja algumas semelhanças entre o comportamento em vida do saudoso Raimundo e a vida de São Raimundo Nonato, bispo da ordem dos Mercedários, foi trazido da Europa uma imagem do Santo que é venerada até hoje. Essa imagem foi doada por um proprietário de terras daquela localidade, pelo fato do mesmo sentir-se parte da Comunidade de Mulundus. O mesmo proprietário com apoio da Paróquia e de toda a Comunidade, construiu uma Igreja em alvenaria rústica que perdurou por mais de meio século e que depois que caiu em ruínas.

Surgiu então São Raimundo dos Mulundus, cognome criado por conta do povoado de mesmo nome no interior vargem-grandense.

Com o apoio dos proprietários da região, das vizinhanças e das cidades mais próximas, cada ano essa manifestação crescia mais, até que a Paróquia reconheceu o movimento e deu apoio àquela manifestação. Estava criado “O Festejo de são Raimundo de Mulundus”.

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon