Ambev testa cerveja a partir de mandioca produzida no Maranhão - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Ambev testa cerveja a partir de mandioca produzida no Maranhão

A ilustração presente no rótulo é referência aos azulejos de São Luís (Foto: Divulgação/Ambev)


“Cerveja une as pessoas há mais de 6 mil anos”. Com essa frase, o presidente da Ambev, Bernardo Paiva, começa a falar da nova bebida exclusivamente maranhense: a Magnífica. No evento de lançamento, na manhã da última terça-feira (18), em frente ao mar da Litorânea, o público degustou pela primeira e levou a boa notícia que, a partir daquele momento, ela circularia no estado. “Vai estar na mesa do povo desse estado representando a cultura daqui, os valores daqui, a história rica de um povo excepcional. E, além disso, ajudando o agricultor no campo, com a mandioca que ele planta”, conta.
Como contrapartida social, a Ambev assumiu o compromisso de doar 10 ambulâncias para reforçar as ações de saúde no Maranhão (Foto: Divulgação/Ambev)
Tradicional da gastronomia nordestina, a mandioca (macaxeira ou aipim) usada para a confecção da Magnífica vem de 78 famílias de agricultores do interior do Maranhão – e o objetivo é aumentar cada vez mais. “Não há limite para essa participação”, afirma o governador Flávio Dino, também presente na inauguração. “Quanto mais o produto for bem sucedido, mais teremos ampliação de participação dos nossos agricultores familiares”.
Veja Também
Fazendo jus à proposta de girar a economia estatal a partir da geração de empregos, foi aferido um preço popular ao produto, que deverá custar menos que as outras cervejas da Ambev, como Antártica e Brahma.
Não só os ingredientes da cerveja ressaltam a cultura maranhense. A ilustração presente no rótulo é referência aos azulejos de São Luís, um dos símbolos que consagra a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade. Nas palavras de Dino, junto à farinha – o acompanhamento oficial de peixadas, juçara e outras fontes de energia essenciais para os radicados aqui – as peças de cerâmica “integram nossa identidade, dizendo respeito à pluralidade étnica do nosso estado”.
AGRICULTURA FAMILIAR
A cerveja Magnífica utiliza mandioca produzida por agricultores familiares do Tabuleiro de São Bernardo, no Baixo Parnaíba. A iniciativa foi ideia do Governo do Maranhão, com o intuito de fomentar a agricultura local e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva na região. Se agora 78 famílias participam do projeto, a estimativa é que, até o final de 2019, duas mil enstejam envolvidas na produção.
Cerveja Magnífica, da Ambev, é lançada com apoio do Governo. (Foto: Karlos Geromy)
Para o governador Flávio Dino, a escolha da Ambev pela mandioca produzida no Tabuleiro de São Bernardo é um reconhecimento do trabalho realizado pelos agricultores, que na atual gestão receberam assistência técnica por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural (Agerp).
“Por intermédio da Agerp, o Governo tem oferecido condições para que os agricultores possam produzir com mais constância, mais qualidade. É um produto ancorado em uma grande empresa, uma grande investidor, que oferece para as famílias a garantia de demanda permanente”, disse o governador Flávio Dino.
Ainda de acordo com o governador Flávio Dino, o projeto da Ambev pode gerar um ciclo de desenvolvimento em toda a região, como sempre foi desejado. “Isso permite que as famílias se animem e possam produzir cada vez mais. Nós temos um benefício concreto aos produtores do perímetro, com possibilidade de expansão para outras áreas do estado, a medida que o produto cresça”, afirmou.
COTRAPARTIDA SOCIAL
Em novembro, os agricultores do Tabuleiro de São Bernardo forneceram 30 toneladas de mandioca para garantir a produção da demanda de lançamento da cerveja e festas de final de ano. Para Lourival Brandão, agricultor e associado do Tabuleiro, essa é uma oportunidade única para as famílias do perímetro.
“É uma compra garantida e a certeza de mais uma renda para as famílias produtoras do Tabuleiro. A gente confia que vamos aumentar muito mais a produtividade”, assegurou.
A ilustração presente no rótulo é referência aos azulejos de São Luís (Foto: Divulgação/Ambev)
Já o presidente da Ambev, Bernardo Melo Paiva, a cerveja Magnífica é um presente da companhia para os maranhenses, além de ajudar na geração de novos postos de trabalhos.
“Do campo ao copo, ela é produzida no Estado, por maranhenses e para os maranhenses. Com a Magnífica contribuímos com desenvolvimento da região e oferecemos para o consumidor mais uma cerveja com a qualidade da Cervejaria Ambev”, disse Bernardo Paiva.

Como contrapartida social, a Ambev assumiu o compromisso de doação de 10 ambulâncias, para reforçar as ações de saúde no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot