Iniciada a colheita da soja no Baixo Parnaíba Maranhense

Produtores comemoram inverno bom e aumento de 10% na produção


Por William Fernandes – quinta, 25 de abril de 2019

Teve início na manhã desta quinta, 25 de abril, na Fazenda Unha de Gato, no município de Mata Roma, a colheita da soja no Baixo Parnaíba Maranhense, segunda maior região produtora do Maranhão.

A região tem uma área plantada de 100 mil hectares e a expectativa é de uma média de 50 sacas/ha, levando a um crescimento de 10% na produção em relação a 2018. O otimismo se dá devido ao bom período chuvoso, sem registro de estiagem. Por essa razão, o início da colheita teve que ser adiado em dez dias, proporcionando uma produtividade maior.



O anúncio oficial da colheita foi feito pelo presidente da Aprosoja Meio Norte, Vilson Ambrozi e pelo presidente da Aprosoja Maranhão, José Carlos Oliveira de Paula. O Pastor paulo deu as bênçãos à colheita.

Diversas autoridades locais e estaduais estiveram presentes à solenidade, como os prefeitos Raimundo Ivaldo (Mata Roma) e Vanderly Monteles (Anapurus), o deputado estadual Paulo Neto, representando a AL/MA, e o secretário adjunto de Agricultura Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro, representando o Governo do Estado.



O prefeito de Santa Quitéria do MA, Alberto Rocha não pode comparecer, mas enviou os secretários Paulo Sérgio (Agricultura) e Tony Chacal (Meio Ambiente). Estiveram presentes também os secretários de Agricultura de Mata Roma (Onésimo Garreto), Anapurus (Gerverson Kerber) e  Buriti (Maria Santana), e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, José Luzia.

Participaram também, o comandante do 16º Batalhão, Major Wermeson Pinheiro, e o Capelão do Batalhão, 1º Ten. Pastor Pedro Villela. O professor Gregori Ferrão, levou uma turma de alunos do Curso de Agronomia do CCAA/ UFMA/Chapadinha para acompanhar o evento.

Depois de iniciada a colheita, todos foram convidados para um almoço de comemoração, realizado na Associação dos Amigos do Cerrado, com sede em Anapurus. Lá foram feitas homenagens aos amigos do agronegócio, pelo presidente regional da Aprosoja, Vilson Ambrozi.

Ambrozi falou da expectativa de uma boa safra e destacou os bons resultados de programas desenvolvidos pela entidade em parceria com o poder público em prol das comunidades rurais locais, como o Safrinha Solidária, que completa 10 anos e o Padrinho Rural, que teve início no ano passado em Buriti e apresenta excelentes resultados, com perspectiva de crescimento nos próximos anos, com a adesão de novos municípios.

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon