Anapurus: Profissionais da saúde participam de palestra educativa sobre Mucopolissacaridoses (MPS)


Anapurus concentra metade dos casos da doença no Maranhão e apresenta outros casos suspeitos.

Palestrante: Keila Santos de Sousa,
 Por William Fernandes – quarta, 14 de agosto de 2019

Aconteceu na tarde da última terça, 13, em Anapurus, uma palestra educativa sobre mucopolissacaridose (MPS), doença genética rara com diferentes subtipos – também conhecida como MPS.

A palestra foi ministrada pela enfermeira do Hospital de Clínicas de Imperatriz, Keila Santos de Sousa, e teve como objetivo capacitar os profissionais da saúde para detectarem precocemente os sintomas da doença.

A palestra foi realizada no auditório da Escola Municipal Nercy Monteles. Participaram do evento médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da área que atuam em Anapurus.

No Maranhão há quatro casos confirmados de MPS, sendo que metade estão na zona rural de Anapurus. Há ainda, mais três casos suspeitos no município, o que preocupa as autoridades de saúde do Estado.

De acordo com a enfermeira Keila, os casos de Anapurus são de MPS do tipo 2. “É uma doença característica por consanguinidade [casamentos entre primos]. É uma herança genética. A mãe herda essa genética. Não apresenta sintomas, por que a MPS do tipo 2 é mais característica do sexo masculino, mas a mãe é portadora e o filho tem 50 % de chance de ter a doença”, destacou a enfermeira.

A palestra foi realizada por meio de uma parceria entre a Coordenação da Atenção Básica de Saúde de Anapurus e a Associação Maranhense de Doenças Genéticas e Raras (AMAGeR), entidade.

Para saber mais sobre a palestra realizada em Anapurus, assista ao vídeo que iremos postar brevemente.







Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon