VT de Chapadinha recebe nesta quarta (2) II Fórum Regional Sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem no Município - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 1 de outubro de 2019

VT de Chapadinha recebe nesta quarta (2) II Fórum Regional Sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem no Município

Também nesta quarta-feira (02) haverá audiência pública na Câmara de Vereadores para debater as formas de combate ao trabalho infantil

Blog do  William Fernandes - terça, 1 de outubro de 2019

Será realizado nesta quarta, 2 de outubro, em Chapadinha, o II Fórum Regional Sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem da Vara do Trabalho de Chapadinha. 

O evento será realizado a partir das das 8h30 às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de educação, à Avenida Senador Vitorino Freire S/N, Terras Duras, Chapadinha-MA.

Inscrições: Portal da Escola Judicial do Tribunal regional do Trabalho 16ª Região http://trt16.jus.br 



SAIBA MAIS:

 A Vara do Trabalho de Chapadinha receberá, pela segunda vez, o Fórum Regional Sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem, no dia 2 de outubro, das 8h30 às 16h. A ação é marcada por palestras e oficinas com o objetivo de fomentar o debate acerca da erradicação do trabalho irregular de crianças e adolescentes, além de estimular o aumento dos contratos de aprendizagem no Maranhão. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria de Educação, localizado na Av. Senador Vitorino Freire, s/nº - Centro de Chapadinha. No mesmo dia, às 18h30, será realizada uma audiência pública no auditório da Câmara de Vereadores.


Participam da audiência o auditor fiscal do Trabalho, Timoteo Gomes Cantanhede, que também é coordenador da Aprendizagem Profissional da Superintedência Regional do Trabalho do Maranhão, e a procuradora do Trabalho Andrea Gondim.


O Fórum é promovido pela Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e conta com a parceria da Vara do Trabalho de Chapadinha e de outros órgãos públicos.

A ação tem como principal público-alvo integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, em especial, conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), agentes comunitários de saúde, profissionais que atuam nas áreas da assistência social, educação, saúde e/ou de qualquer outro órgão representativo dos municípios que integram a jurisdição da vara trabalhista. 


A primeira edição do Fórum foi realizada no dia 16 de agosto do ano passado, na Biblioteca Municipal de Chapadinha. 


Projeto TRT Contra o Trabalho Infantil - o projeto foi iniciado nas varas do trabalho do interior na última semana de junho, com os eventos realizados pelas VTs de Pedreiras e Bacabal.  A agenda do projeto prevê ações até outubro deste ano.

Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT Maranhão - a Comissão foi instituída pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 584/2016 com o propósito de efetivar ações em prol da erradicação do trabalho infantil e estimular o aumento dos contratos de aprendizagem no Maranhão, e tem como gestoras a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha. Também integram a Comissão a juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas; a juíza do trabalho substituta Angelina Moreira de Sousa Costa, coordenadora do Programa TRT na Escola/TJC no TRT-MA; o juiz do trabalho substituto Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da Escola Judicial; e o servidor Esmar Taqueti Machado Filho, diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha.


Para participar, basta se inscrever no portal da Escola Judicial do TRT-MA clicando aqui.

Mais informações sobre o evento na Vara do Trabalho de Chapadinha podem ser obtidas pelo telefone (98)3471-2911 e/ou pelo e-mail vtchapad@trt16.jus.br.


Programação

8h30 - Credenciamento.

9h - Abertura Solene.

9h30 - Palestra: "Princípio da Proteção e o Fortalecimento da Rede de Proteção como Forma de Combate ao Trabalho Infantil" - Palestrante: Promotora da Comarca de Chapadinha, Ilma de Paiva Pereira.

10h10 - Palestra: "Trabalho Juvenil: uma triste realidade" - Palestrante: Juíza Titular da Vara do Trabalho de Chapadinha e Co-Gestora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres.

10h50 - Palestra: "Contrato de Aprendizagem: desafios e perspectivas frente ao mercado de trabalho" - Palestrante: Gerente Regional do SESI/SENAI de Caxias, Professor Adenilson Reis Pinto de Sousa.

11h - Palestra: "Aprendizado à Distância: uma nova forma de contratação" - Palestrante: Coordenadora do Núcleo de Ensino à Distância do SENAC/MA, Flory Gomes Guimarães.

12h - Intervalo.

14h - Oficina:Boas Práticas dos Municípios no Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

15h30 - Leitura da Carta de Intenções.

16h - Encerramento.


Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo).

Responsável: Rosemary Araujo.


Audiência Pública 

Já no final da tarde, às 18h30, será realizada a Audiência Pública "Os Desafios da Aprendizagem no estado do Maranhão", na Câmara Municipal de Chapadinha. 

Fonte: TRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot