Prefeitura de Santa Quitéria firma parceria para instalação de cisternas na zona rural

Comissão municipal vai identificar as comunidades e famílias a serem contempladas pelo programa cisternas segunda água, no município de Santa Quitéria do Maranhão (MA). Ainda em 2019, a estimativa é que a ação beneficie cerca de 80 famílias carentes do município.

Imagem – Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Quitéria do Maranhão ( MA)

Em Santa Quitéria do Maranhão,  uma primeira reunião foi realizada na última quinta – feira (11/11), na sala da Secretaria de Administração  com a participação da Assocene -Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste e representantes de moradores e entidades sociais para discorrer sobre o assunto.  De acordo com a associação, o objetivo geral dessa tecnologia social é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano às famílias de baixa renda e residentes na zona rural.

Com a chegada do Programa de Cisternas à zona rural do município,  espera – se , por meio da instalação de cisternas de placas de 16 mil litros, promover a captação e armazenamento de água de chuva, associada à capacitação e formação para a gestão da água. Como resultado, estima – se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, facilitando o acesso à água de qualidade para consumo humano, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional.

Conforme as estimativas de estudos,  80 famílias serão beneficiadas  pelo programa de cisternas do Governo Federal, em parceria com o município.  Edinaldo Gonçalves da Silva, agrônomo e representante da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) destaca que a  metodologia de implementação da tecnologia seguirá basicamente três etapas: I. Mobilização, seleção e cadastramento das famílias; II. Capacitação de beneficiários sobre o uso adequado da cisterna e sobre a gestão da água armazenada e de pessoas responsáveis pela construção; III. Construção das cisternas. As primeiras instalações  devem acontecer,  já no mês de dezembro de 2019.

Segundo o responsável técnico da Assocene, Sandro Anderson Medeiros de Lima, para que as famílias sejam beneficiadas será necessário que as mesmas estejam de acordo com alguns requisitos como:  a) – famílias em situação de extrema pobreza (conforme definição do parágrafo único do art. 2º do Decreto nº 7.492/2011); b) –  famílias com perfil Bolsa Família; c) – famílias chefiadas por mulheres; d) – famílias com maior número de crianças de 0 a 6 anos; e) – famílias com maior número de crianças em idade escolar; f) –  famílias com pessoas portadoras de necessidades especiais; g) – famílias chefiadas por idosos (neste caso admite-se renda bruta familiar de até três salários mínimos.

ALÉM DA TECNOLOGIA DO PROGRAMA DE CISTERNAS, a  Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) está construindo 78 sistemas simplificados de abastecimento de água que já está beneficiando milhares de famílias em  38 municípios maranhenses. os SSAAs  são compostas por poços tubulares, reservatório com capacidade de armazenamento para 1000 litros de água e ligações domiciliares de qualidade, com entrega de 19 sistemas de abastecimento e beneficiando mais de 800 famílias no Estado e findando com as ações de carros – pipas, em tempos de estiagens.

Fonte:   Prefeitura,  Secretaria Municipal de Agricultura de Santa Quitéria do Maranhão ( MA

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon