Chapadinha | Comerciante é conduzido à Delegacia durante fiscalização sobre cumprimento de Decreto - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 30 de março de 2020

Chapadinha | Comerciante é conduzido à Delegacia durante fiscalização sobre cumprimento de Decreto


Por William Fernandes – segunda, 30 de março de 2020

A segunda-feira (30) amanheceu com o comércio de Chapadinha quase todo aberto. Mas horas depois teve que fechar. Uma força-tarefa coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Segurança, com apoio de órgãos como as Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, foi às ruas hoje para fiscalizar o cumprimento dos decretos municipal e estadual quanto a proibição do funcionamento de comércios não essenciais e aglomerações públicas.

Guardas municipais acompanhados de técnicos da saúde, foram de porta em porta, solicitando o fechamento das lojas e estabelecimentos que não fossem de serviços e produtos essenciais.

De acordo com o GCM Cunha, que comandava uma equipe na Avenida Oliveira Roma um comerciante teve que ser conduzido à Delegacia de Polícia de Chapadinha. “Ele foi conduzido por desobedecer ao Decreto e ficar incitando os demais comerciantes”, disse Cunha.





Apesar de questionarem o  Decreto, a maioria dos lojistas fechou as portas sem impor dificuldades. "Sei que o ideal é ficarmos em casa, para evitarmos a contaminação, mas o chato é a gente não abrir e ver outros abrirem", disse um comerciante ao blog do William. 

Mas a Guarda Municipal disse que está nas ruas exatamente para evitar que qualquer um abra o comércio. "Eu, por exemplo, gostaria de estar em casa, me protegendo contra esse vírus, que é uma doença mundial, mas estamos aqui, a Guarda Municipal, junto com os Agentes de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes da Saúde Pública, justamente para enfrentarmos essa guerra. Nós estamos aqui, na linha de frente", Concluiu o GCM Cunha.

Além do Decreto Estadual, está em vigor em Chapadinha um Decreto Municipal, que entrou em vigor no domingo, dia 22 de março e tem validade de 15 dias, podendo, inclusive ser prorrogado por mais 15 dias, caso seja necessário.




Dentre as determinações ficam suspensos, no período de vigência do decreto:

- Atividades e serviços não essenciais (bares, restaurantes, academia, centros comerciais, oficinas, lojas em geral e estabelecimentos similares);

- Realização de atividades que possibilitem a grande aglomeração de pessoas em equipamentos públicos ou de uso coletivo e a visita a pacientes com suspeita de infecção ou infectados por COVID-19, internados na rede pública ou privada de saúde.

Dentro das novas regras fica estabelecido que os restaurantes, lanchonetes ou congêneres poderão manter serviços SOMENTE mediante a entrega em domicílio (delivery).

Saiba mais sobre o novo decreto:
  
Prefeitura de Chapadinha

Covid-19: Força Tarefa de Fiscalização

Uma força tarefa coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Segurança e que conta com apoio de órgãos como as Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público vai intensificar nesta segunda-feira, 30 de março, as ações de fiscalização pelo cumprimento dos decretos municipal e estadual quanto a proibição do funcionamento de comércios não essenciais e aglomerações públicas.

Em plena vigência dos decretos que disciplinam as atividades e na semana em que os especialistas em saúde pública intensificam os alertas pela extrema necessidade da manutenção do isolamento social por mais tempo, a Prefeitura de Chapadinha compreende as dificuldades que a situação impõe, fará sua parte no amparo social dos atingidos e mantém diálogo constante com os representantes do setor empresarial, mas não pode arriscar a saúde e a vida de muitos chapadinhenses neste momento crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot