Chapadinha: em 8 dias número de casos suspeitos sobe 551%; Já são 16 óbitos e UPA lotada - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Chapadinha: em 8 dias número de casos suspeitos sobe 551%; Já são 16 óbitos e UPA lotada

Por William Fernandes - Quinta, 28 de maio de 2020
Quase ninguém está dando atenção. Mas um dado vem crescendo de forma muito rápida e pode ser um grande problema para a população de Chapadinha na luta contra o coronavírus:  O número de casos suspeitos (pessoas que aguardam o teste) que no dia 18 era de apenas 208, e em nove dias saltou 1.036. 
Do dia 14 ao dia 19, houve uma queda livre no  número de casos suspeitos (de 294 para 159 – queda de 45%). Pensou-se que a pandemia estava chegando a ficar sob controle em Chapadinha.
Mas a realidade voltou à tona logo no dia seguinte, quando houve uma subida abrupta de casos suspeitos: de 159 para 424 em apenas 24 horas. Ou seja, do dia 19 para o dia 20, um aumento de 166%.
E se contarmos do dia 19 ao dia 28, a pancada é ainda mais acachapante: +551%.
Neste mesmo período, o número de casos confirmados passou de 471 para 914: aumento de 94% em 9 dias. O numero de mortes foi de 7 para 16 no mesmo período.

Veja todos os números: 

A prefeitura está fazendo testes no Ginásio de Esportes Nonato Vale. Isso explica, em parte, o grande número de casos sendo confirmados. Mas o que explica com grande clareza o crescente número de casos suspeitos, é, sem dúvida, o não cumprimento das regras de prevenção.
O comércio de Chapadinha, com raríssimas exceções, está funcionando praticamente igual ao período anterior à pandemia. Frequentar locais de grandes aglomerações, mesmo usando máscaras, mas sem o distanciamento, com muita gente respirando o mesmo ar, no mesmo ambiente, é mesmo que entregar-se ao coronavírus.
A UPA está lotada. A qualquer momento poderá faltar leitos no Hospital Regional que recebe diariamente pacientes de toda a região. Se não houver uma medida mais dura do poder público, o caos poderá se instalar em Chapadinha e em alguns municípios vizinhos.
LOCKDOWN
O prefeito de Lima Campos, Jaílson Fausto (PR), decretou lockdown na cidade pelos próximos sete dias. A decisão foi tomada após o município registrar 231 casos da Covid-19 e oito óbitos. O confinamento começou a valer nesta quinta (28).
O ato foi assegurado pelo Decreto 35.831 editado pelo governador Flávio Dino no dia 20 de maio, que permite a prefeitos a tomada de medidas mais rígidas do que as referidas pelo decreto governamental a depender dos indicadores epidemiológicos e da oferta de serviços de saúde.

*Importante lembrar que além destes dados divulgados pela prefeitura de Chapadinha, há centenas de casos confirmados por meio de exames particulares, feitos em clínicas da cidade e que não entram nas estatísticas oficias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot