Chapadinha: em 8 dias número de casos suspeitos sobe 551%; Já são 16 óbitos e UPA lotada - Blog do William

ESTAMOS DE SITE NOVO

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Chapadinha: em 8 dias número de casos suspeitos sobe 551%; Já são 16 óbitos e UPA lotada

Por William Fernandes - Quinta, 28 de maio de 2020
Quase ninguém está dando atenção. Mas um dado vem crescendo de forma muito rápida e pode ser um grande problema para a população de Chapadinha na luta contra o coronavírus:  O número de casos suspeitos (pessoas que aguardam o teste) que no dia 18 era de apenas 208, e em nove dias saltou 1.036. 
Do dia 14 ao dia 19, houve uma queda livre no  número de casos suspeitos (de 294 para 159 – queda de 45%). Pensou-se que a pandemia estava chegando a ficar sob controle em Chapadinha.
Mas a realidade voltou à tona logo no dia seguinte, quando houve uma subida abrupta de casos suspeitos: de 159 para 424 em apenas 24 horas. Ou seja, do dia 19 para o dia 20, um aumento de 166%.
E se contarmos do dia 19 ao dia 28, a pancada é ainda mais acachapante: +551%.
Neste mesmo período, o número de casos confirmados passou de 471 para 914: aumento de 94% em 9 dias. O numero de mortes foi de 7 para 16 no mesmo período.

Veja todos os números: 

A prefeitura está fazendo testes no Ginásio de Esportes Nonato Vale. Isso explica, em parte, o grande número de casos sendo confirmados. Mas o que explica com grande clareza o crescente número de casos suspeitos, é, sem dúvida, o não cumprimento das regras de prevenção.
O comércio de Chapadinha, com raríssimas exceções, está funcionando praticamente igual ao período anterior à pandemia. Frequentar locais de grandes aglomerações, mesmo usando máscaras, mas sem o distanciamento, com muita gente respirando o mesmo ar, no mesmo ambiente, é mesmo que entregar-se ao coronavírus.
A UPA está lotada. A qualquer momento poderá faltar leitos no Hospital Regional que recebe diariamente pacientes de toda a região. Se não houver uma medida mais dura do poder público, o caos poderá se instalar em Chapadinha e em alguns municípios vizinhos.
LOCKDOWN
O prefeito de Lima Campos, Jaílson Fausto (PR), decretou lockdown na cidade pelos próximos sete dias. A decisão foi tomada após o município registrar 231 casos da Covid-19 e oito óbitos. O confinamento começou a valer nesta quinta (28).
O ato foi assegurado pelo Decreto 35.831 editado pelo governador Flávio Dino no dia 20 de maio, que permite a prefeitos a tomada de medidas mais rígidas do que as referidas pelo decreto governamental a depender dos indicadores epidemiológicos e da oferta de serviços de saúde.

*Importante lembrar que além destes dados divulgados pela prefeitura de Chapadinha, há centenas de casos confirmados por meio de exames particulares, feitos em clínicas da cidade e que não entram nas estatísticas oficias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot