Fim do "lockdown": Veja o que prossegue e o que muda na Grande São Luís - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 19 de maio de 2020

Fim do "lockdown": Veja o que prossegue e o que muda na Grande São Luís

O ‘lockdown’ (bloqueio total) dos serviços não essenciais termina neste domingo (17) nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís. Com isso, a partir de segunda-feira (18), entram em vigor as regras que haviam sido impostas no último decreto do governo do Maranhão, divulgado antes do início da medida.
SÃO LUÍS (MA) - Ponte José Sarney no bairro São Francisco, ficou parcialmente interditada e não registrou movimentação no primeiro dia do 'lockdown'. — Foto: Rafaelle Fróes/G1 MA
Entre as principais mudanças, está a suspensão da declaração de autorização de trânsito para funcionários de serviços essenciais e o rodízio de veículos nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

As regras serão validas até o dia 20 de maio. De acordo com o governo do estado, novas determinações serão editadas em novo decreto divulgado ainda esta semana pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

G1 reuniu as principais perguntas sobre o fim do lockdown. Veja abaixo:

O rodízio de veículos ainda vale?
Não. A medida não está valendo desde sexta-feira (15).

O que pode funcionar a partir de segunda?
Poderão funcionar supermercados (com metade da capacidade), farmácias, delivery de alimentos, óticas, serviços drive-thru, entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, postos de combustíveis e lojas de material de construção.

O que não pode funcionar?
Shoppings centers, cinemas, academias, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes (com exceção de delivery e drive-thru).

Essa regras valem em todo o Maranhão?
As determinações são obrigatórias apenas para a Ilha de São Luís. Para outras cidades do interior do estado, as prefeituras poderão estabelecer regras mais flexíveis de acordo com o número de casos do novo coronavírus. Caso nenhuma medida tenha sido editada pelo prefeito, valerão as normas citadas acima.

Tenho que usar máscara?
Sim. O uso de máscara continua obrigatório em todo o Maranhão em locais públicos e privados que tenham uso coletivo.

Trabalho em um serviço essencial. Ainda preciso andar com a declaração de autorização?
Não. A medida a passa a perder a validade após o fim do ‘lockdown’.

Posso entrar e sair da Grande Ilha de São Luís?
Sim.

Como fica o transporte público? Ele continua reduzido?
Não. Os ônibus continuam circulando normalmente e vão parar em todas as paradas como antes. O serviço de Ferry-Boat volta a operar normalmente e o transporte por aplicativo também continua operando sem interrupções.

As aulas continuam suspensas?
Sim. De acordo com o último decreto, as aulas continuam suspensas até, pelo menos, 1º de junho.

Então eu posso sair para fazer qualquer coisa?
Como ainda não existe um remédio ou vacina eficaz contra a Covid-19, o isolamento social continua sendo a principal medida para combater a doença. Por isso, recomenda-se ficar em casa, se puder, e sair somente se for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot