Na véspera do 'lockdown', São Luís registra grande movimentação nas ruas e filas em bancos - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Na véspera do 'lockdown', São Luís registra grande movimentação nas ruas e filas em bancos

Nesta segunda-feira (4), muitas pessoas estiveram nas ruas e foram a supermercados e bancos. Bloqueio total, que começa a valer nesta terça-feira (5) em quatro municípios da Grande Ilha, suspende atividades não essenciais e restringe circulação de pessoas.


SÃO LUÍS (MA) - Elevado da Cohama registra movimentação de veículos as vésperas do 'lockdown'. — Foto: Rafaelle Fróes/G1 MA

Na véspera do início do lockdown (bloqueio total), que começa a valer a partir desta terça-feira (5) em São Luís e outros três municípios da região metropolitana, a capital maranhense registrou alta movimentação de pessoas e veículos em ruas e avenidas.

A medida (leia mais abaixo) tem validade por dez dias em Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Foi decretada pela Justiça na quinta-feira (30) para conter o rápido avanço da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou que o Maranhão é o estado da federação que apresenta maior ritmo de crescimento no número de mortos pela doença no Brasil.

Quem não cumprir as regras estará sujeito a advertência, multa ou interdição parcial ou total do estabelecimento, no caso de empresas.

Durante toda a manhã desta segunda-feira (4), foram registradas em São Luís muitas filas nas portas e nas proximidades de agências bancárias. Eram formadas por trabalhadores em busca auxílio emergencial do governo federal, no valor de R$ 600. Em supermercados, alguns estacionamentos tiveram a lotação máxima de veículos.

Já em bairros populares da capital, que concentram grande fluxo diário de pessoas, muitas lojas de comércio não essencial estavam com as portas abertas e atendendo clientes normalmente. Nas ruas e em paradas de ônibus, a maioria da população usava máscara, mas havia aglomerações.

Como será o lockdown no Maranhão
Suspensão das atividades não essenciais, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas.
Proibição da entrada e saída de veículos por dez dias, com exceção para caminhões, ambulâncias, veículos transportando pessoas para atendimento de saúde e atividades de segurança.
Suspensão da circulação de veículos particulares, sendo autorizados somente a saída para compra de alimentos ou medicamentos, para transporte de pessoas e atendimento de saúde, serviços de segurança ou considerados essenciais.
Limitação da circulação de pessoas em espaços públicos.
Bancos e lotéricas abrem apenas para o pagamento do auxílio emergencial, salários e benefícios sem lotação máxima nesses ambientes, com organização de filas;
O uso de máscara continua sendo obrigatório.
A determinação do lockdown partiu do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís. Em entrevista ao G1, ele afirmou que tomou a decisão porque "as pessoas estão brincando e outros estão morrendo" pela falta de responsabilidade.

O juiz fundamentou sua decisão com base na pesquisa da Fiocruz e também citou que os hospitais privados já noticiam que a capacidade máxima de seus leitos para pacientes com Covid-19 foi atingida.

O magistrado disse ainda que a adoção do bloqueio total é necessária porque "é a única medida possível' e eficaz no cenário para contenção da proliferação da doença e para possibilitar que o sistema de saúde público e privado se reorganize, a fim de que se consiga destinar tratamento adequado aos doentes.

do g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot