Santa Quitéria do MA | Durante pandemia UBS's têm novos horários de atendimento - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Santa Quitéria do MA | Durante pandemia UBS's têm novos horários de atendimento

Cada PSF conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e técnico em higiene dental. 


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm um papel importante no atendimento à saúde de uma população; o Posto de Saúde do seu bairro ou comunidade é a principal porta de acesso à Rede de Atenção à Saúde; estes, são estabelecimentos de Atenção Primária.
Em Santa Quitéria do Maranhão, contamos com 12 Unidades Básicas de Saúde de Saúde da Família (UBSF), sendo  – cinco (05) na zona urbana e sete (07) na zona rural-.
Neste momento de crise, os encaminhamentos para atendimentos no hospital municipal da cidade devem ser efetuados pelas UBSF.

CONFIRA A RELAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), EM SANTA QUITÉRIA-MA.


Por conta da pandemia e os riscos de contaminação com grandes aglomerações, em especial, nos postos de saúde, a coordenação de atenção básica resolveu alterar o horário de funcionamento e priorizar atendimentos e serviços. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), no município, estão funcionando, exclusivamente, de (Segunda à Sexta), no horário das 7h da manhã às 12 horas.  Seguido de cronogramas de ações de visitas nas comunidades e ainda, uma equipe de plantão permanente para atender aos casos relacionados a Covid – 19.


Cada (UBSF) conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas por dentista e técnico em higiene dental. A coordenadora da Atenção Básica em Santa Quitéria do Maranhão, Magda Ferreira Felix, fala sobre atuação e composição das equipes de saúde, na cidade.

“Esses profissionais podem atuar conjuntamente com o apoio e auxílio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), que contam com profissionais de outras especialidades (psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico nutricionista e/ou assistente social) de acordo com as demandas em saúde.  Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência. Nossas equipes estão aptas a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos. o Objetivo é realizar o acompanhamento das famílias com a mesma equipe  ao longo das diferentes fases da vida familiar”, concluiu.



Um personagem importante para que esse primeiro atendimento ao cidadão que busca o serviço de saúde flua da melhor forma possível, é o Agente Comunitária de Saúde (ACS) que, por estar mais próximo do usuário, consegui acionar um enfermeiro – que encaminha ou desloca um médico até a Unidade ou residência do usuário,quando se tratar de pacientes acamados, idosos ou correspondentes ao Coronavirus.
Na sede e também na zona rural do município, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Enfermeiros é monitorar as realidades de cada bairro/comunidade e, havendo a necessidade de encaminhamento à (UBSF), um profissional médico e especialista será acionado.
Este também poderá ser dirigido às comunidades rurais para que seja feita uma seção de consultas de rotina, previamente agendadas pelo ACS.
Nas barreiras de isolamento, a atenção básica também está presente com serviços de orientação e identificação de possíveis portadores da Covid que estejam entrando na cidade

DISTRIBUIÇÃO DAS ESCALAS DE PLANTÕES NAS  DUAS BARREIRAS RODOVIÁRIAS DE ACESSO AO MUNICÍPIO 



O coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. O vírus  pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos. 

ATENÇÃO, OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA COVID-19 SÃO:


  • Febre baixa
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de gargante
  • Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar

LEMBRE – SE

AO SENTIR ALGUNS DESSES SINTOMAS ACIMA,  PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO


Com a adoção dessas medidas,  busca – se diminuir o número de pessoas procurando as unidades básicas de saúde; principalmente nesse momento de pandemia em que se fala da necessidade do isolamento social e de se evitar aglomerações.  Magda Ferreira Felix, Coordenadora da Atenção Básica explica como está montada a estrutura de atendimento e os serviços disponíveis à população. Principalmente nesse período em que a pandemia está em evolução no município.
A coordenação de Atenção Básica  lembra que as Unidades Básicas de Saúde (UBSF), estão abertas e funcionando diariamente e detalha:
“Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão,  pré-natal , vacinas e campanhas vacinais são realizadas pelas  equipes de referências…
Nesse momento é preciso que haja uma interação entre à família e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) […] “Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde para obter o atendimento adequado
As equipes de saúde da família estão aptas a realizar os primeiros atendimentos e encaminhar aos Postos quando houver a necessidade de consultas com outros profissionais como: clínicos gerais, obstetras, pediatras, psicólogos, assistentes sociais.

A Coordenação de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão faz lembrar que realiza um trabalho conjunto com Cras, Creas Secretaria de Assistência Social e outras instituições, a exemplo, a Guarda Municipal e Vigilâncias .
Além manter as equipes que realizam o monitoramento de pessoas em isolamento, por conta de Covid – 19. nossos profissionais também executam ações educativas em saúde. Porém, para que o trabalho aconteça de forma mais eficiente precisamos da ajuda de todos, em nome da nossa saúde e todos que nos rodeiam.
Nesse sentido, para evitar a propagação da virologia, principalmente nas áreas rurais a Atenção Básica está disponibilizando dois números de telefone celular e (Alô, Saúde) para que sejam solicitados atendimentos, denunciados casos suspeitos ou descumprimentos ao isolamento social. No início será um período de adaptações, e, pedi a compreensão da população até tudo estar funcionando perfeitamente.

ALÔ,  SAÚDE

(86)  98864/7334 – LIDIEGIDA VIANA (98) 98543/4377 – JÉSSICA VIANA


Sobre a pandemia, a principal orientação da saúde municipal é para que as pessoas evitem aglomerações e se houver a necessidade de sair de casa que não deixem de utiliza a máscara de proteção que, de acordo com o Decreto Municipal é obrigatório e a não utilização pode gerar multa ao infrator. E não podemos  esquecer que medidas como lavar as mãos com água e sabão, evitar abraços e apertos de mãos entram no pacote de hábitos que devem ser adotados por todos, no enfrentamento ao Coronavirus.

PREFEITURA DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO

GESTÃO – HORA DE RECONSTRUIR
Por: Francisco Araújo/Ascom
Fonte:  Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão/Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Atenção Básica/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot