Santa Quitéria do MA | Durante pandemia UBS's têm novos horários de atendimento

Cada PSF conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e técnico em higiene dental. 


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm um papel importante no atendimento à saúde de uma população; o Posto de Saúde do seu bairro ou comunidade é a principal porta de acesso à Rede de Atenção à Saúde; estes, são estabelecimentos de Atenção Primária.
Em Santa Quitéria do Maranhão, contamos com 12 Unidades Básicas de Saúde de Saúde da Família (UBSF), sendo  – cinco (05) na zona urbana e sete (07) na zona rural-.
Neste momento de crise, os encaminhamentos para atendimentos no hospital municipal da cidade devem ser efetuados pelas UBSF.

CONFIRA A RELAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), EM SANTA QUITÉRIA-MA.


Por conta da pandemia e os riscos de contaminação com grandes aglomerações, em especial, nos postos de saúde, a coordenação de atenção básica resolveu alterar o horário de funcionamento e priorizar atendimentos e serviços. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), no município, estão funcionando, exclusivamente, de (Segunda à Sexta), no horário das 7h da manhã às 12 horas.  Seguido de cronogramas de ações de visitas nas comunidades e ainda, uma equipe de plantão permanente para atender aos casos relacionados a Covid – 19.


Cada (UBSF) conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas por dentista e técnico em higiene dental. A coordenadora da Atenção Básica em Santa Quitéria do Maranhão, Magda Ferreira Felix, fala sobre atuação e composição das equipes de saúde, na cidade.

“Esses profissionais podem atuar conjuntamente com o apoio e auxílio das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), que contam com profissionais de outras especialidades (psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico nutricionista e/ou assistente social) de acordo com as demandas em saúde.  Nesse modelo, você e sua família (caso residente no mesmo local) terão sempre uma equipe de referência. Nossas equipes estão aptas a atender bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos. o Objetivo é realizar o acompanhamento das famílias com a mesma equipe  ao longo das diferentes fases da vida familiar”, concluiu.



Um personagem importante para que esse primeiro atendimento ao cidadão que busca o serviço de saúde flua da melhor forma possível, é o Agente Comunitária de Saúde (ACS) que, por estar mais próximo do usuário, consegui acionar um enfermeiro – que encaminha ou desloca um médico até a Unidade ou residência do usuário,quando se tratar de pacientes acamados, idosos ou correspondentes ao Coronavirus.
Na sede e também na zona rural do município, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Enfermeiros é monitorar as realidades de cada bairro/comunidade e, havendo a necessidade de encaminhamento à (UBSF), um profissional médico e especialista será acionado.
Este também poderá ser dirigido às comunidades rurais para que seja feita uma seção de consultas de rotina, previamente agendadas pelo ACS.
Nas barreiras de isolamento, a atenção básica também está presente com serviços de orientação e identificação de possíveis portadores da Covid que estejam entrando na cidade

DISTRIBUIÇÃO DAS ESCALAS DE PLANTÕES NAS  DUAS BARREIRAS RODOVIÁRIAS DE ACESSO AO MUNICÍPIO 



O coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. O vírus  pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos. 

ATENÇÃO, OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA COVID-19 SÃO:


  • Febre baixa
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de gargante
  • Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar

LEMBRE – SE

AO SENTIR ALGUNS DESSES SINTOMAS ACIMA,  PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO


Com a adoção dessas medidas,  busca – se diminuir o número de pessoas procurando as unidades básicas de saúde; principalmente nesse momento de pandemia em que se fala da necessidade do isolamento social e de se evitar aglomerações.  Magda Ferreira Felix, Coordenadora da Atenção Básica explica como está montada a estrutura de atendimento e os serviços disponíveis à população. Principalmente nesse período em que a pandemia está em evolução no município.
A coordenação de Atenção Básica  lembra que as Unidades Básicas de Saúde (UBSF), estão abertas e funcionando diariamente e detalha:
“Ações como consultas, cadastro, visitas domiciliares, acompanhamento de condições como diabetes e hipertensão,  pré-natal , vacinas e campanhas vacinais são realizadas pelas  equipes de referências…
Nesse momento é preciso que haja uma interação entre à família e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) […] “Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde para obter o atendimento adequado
As equipes de saúde da família estão aptas a realizar os primeiros atendimentos e encaminhar aos Postos quando houver a necessidade de consultas com outros profissionais como: clínicos gerais, obstetras, pediatras, psicólogos, assistentes sociais.

A Coordenação de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria do Maranhão faz lembrar que realiza um trabalho conjunto com Cras, Creas Secretaria de Assistência Social e outras instituições, a exemplo, a Guarda Municipal e Vigilâncias .
Além manter as equipes que realizam o monitoramento de pessoas em isolamento, por conta de Covid – 19. nossos profissionais também executam ações educativas em saúde. Porém, para que o trabalho aconteça de forma mais eficiente precisamos da ajuda de todos, em nome da nossa saúde e todos que nos rodeiam.
Nesse sentido, para evitar a propagação da virologia, principalmente nas áreas rurais a Atenção Básica está disponibilizando dois números de telefone celular e (Alô, Saúde) para que sejam solicitados atendimentos, denunciados casos suspeitos ou descumprimentos ao isolamento social. No início será um período de adaptações, e, pedi a compreensão da população até tudo estar funcionando perfeitamente.

ALÔ,  SAÚDE

(86)  98864/7334 – LIDIEGIDA VIANA (98) 98543/4377 – JÉSSICA VIANA


Sobre a pandemia, a principal orientação da saúde municipal é para que as pessoas evitem aglomerações e se houver a necessidade de sair de casa que não deixem de utiliza a máscara de proteção que, de acordo com o Decreto Municipal é obrigatório e a não utilização pode gerar multa ao infrator. E não podemos  esquecer que medidas como lavar as mãos com água e sabão, evitar abraços e apertos de mãos entram no pacote de hábitos que devem ser adotados por todos, no enfrentamento ao Coronavirus.

PREFEITURA DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO

GESTÃO – HORA DE RECONSTRUIR
Por: Francisco Araújo/Ascom
Fonte:  Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão/Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Atenção Básica/Ascom

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon