....

....

...

Prefeitura de Santa Quitéria participa em São Luís do III Seminário de Apoio à Gestão Ambiental Municipal



Do  Portal  CN1

O   secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Alves de Araújo (Tony Chacal), acompanhado do assessor e biólogo, Gleydston Santos, representaram o prefeito Alberto Rocha, no III Seminário de Apoio a Gestão Ambiental Municipal realizado nesta semana no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luis.

Promovido pela  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o encontro teve como objetivo orientar as administrações sobre os procedimentos realizados na área ambiental. “O nosso intuito é fortalecer a gestão municipal, somando esforços no sentido de ampliar o alcance e a luta pela preservação do meio ambiente”, explicou o secretário da SEMA, Marcelo Coelho.



Durante o evento que durou três dias foram realizadas palestras e oficinas sobre programas ambientais, licenciamento ambiental; estruturação do sistema municipal de meio ambiente e habilitação; políticas de resíduos, queimadas e educação ambiental; fiscalização e monitoramento; combate à poluição sonora; Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Documento de Origem Florestal (DOF). Cerca de 300 pessoas participam da capacitação, entre secretários de Meio Ambiente e técnicos da área.

Plano Estadual de Educação Ambiental

Durante a abertura do evento, o secretário Marcelo Coelho lançou o Plano Estadual de Educação Ambiental, principal instrumento balizador das políticas, dos programas e projetos de Educação Ambiental, devendo ser observado transversalmente em todas as políticas estaduais para a implementação da Política Estadual de Educação Ambiental.

“Já é lei, sancionada pelo governador Flávio Dino, em 2018. E, assim, contribui para que as ações de Educação Ambiental sejam articuladas e contínuas, com gestão coordenada, respeitando-se as especificidades de cada região do Maranhão”, afirmou Marcelo Coelho.