.

Visit Namina Blog

...

SANTA QUITÉRIA: Exemplo de mobilização social no combate à dengue

Do  Portal   CN1 
Santa Quitéria é exemplo no combate ao mosquito da dengue, o município não está na lista das 86 cidades maranhenses com  alto índice de infestação, com  risco de surto, de dengue, zika e chikungunya, feita pelo novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Os dados foram coletados no período de janeiro a 15 de março. 
O levantamento divulgado na  última  quinta (7/6) é dividido em ‘risco’, ‘alerta’ e ‘satisfatório’. Na categoria ‘risco’ estão as cidades que apresentaram índice de infestação predial (IIP) acima de 4%. Dentre todas as cidades do país, Bom Jardim aparece em nono lugar e é a cidade maranhense com o maior índice de infestação: 20,7%.
 
Os  agentes de endemias de Santa Quitéria,  realizam  uma série de ações, como coletar dados, busca de focos dos mosquitos e visitas a residências, visando prevenir que o mosquito encontre locais propícios para reprodução.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da  coordenação da Vigilância Epidemiológica e de Zoonoses com os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), trabalham diuturnamente para evitar a proliferação das larvas do mosquito.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior proliferação. “Assim será possível manter a redução do número de casos” explicou o secretário.