Mestrado Interinstitucional FAP-UNISC é o novo marco na história da Educação da região - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 23 de março de 2019

Mestrado Interinstitucional FAP-UNISC é o novo marco na história da Educação da região



Há uma década e meia, o chapadinhense que quisesse fazer uma graduação, precisava sair da sua terra. Nem aqui nem em nenhuma outra cidade da região havia mais do que o ensino médio.

Isso começou a mudar com a inauguração da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) em 2005. Logo após, foi ativado o campus IV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no município, e outras instituições foram se instalando por aqui.

Também foi a FAP a primeira instituição a oferecer cursos de pós-graduação nas regiões do Baixo Parnaíba e Alto Munim. Hoje ela forma especialistas em Docência de Ensino Superior, Gestão e Supervisão, Psicolinguística e Psicopedagogia.

Sempre na vanguarda, a FAP deu outro passo inovador neste semestre. A diretora de ensino prof.ª Nony Braga buscou parceria interinstitucional com a Universidade de Santa Cruz Do Sul (UNISC), instituição gaúcha com Conceito Institucional máximo no Ministério da Educação (MEC), e viabilizou a oferta de um curso de Mestrado em Educação pela primeira vez na história da região.

Ao invés dos moradores de Chapadinha saírem para buscar uma qualificação fora, o município é que está recebendo quem quer dar um passo além na sua formação. A primeira turma, com 17 mestrandos, é formada por profissionais do município, da região e até de São Luís, que se inscreveram em edital público. Os mestrandos têm aulas presenciais durante uma semana por mês na FAP. Nos outros momentos, se dedicam a estudos e pesquisas nas áreas de aprendizagem, tecnologias, linguagem, cultura, trabalho e emancipação.

“Há professores, advogados, servidores públicos e outros profissionais cursando este mestrado. É um curso muito amplo, até porque a Educação envolve diferentes sujeitos inseridos em diferentes setores da sociedade.”, ressalta Auridéia Vale, que é professora da FAP e uma das mestrandas.

O marco histórico representado por este curso, assim como outros avanços anteriores, não é relevante apenas para os que estão cursando-o, mas para toda a comunidade que passou a contar com profissionais qualificados nestes 14 anos de atividade da Faculdade do Baixo Parnaíba. “Temos muito orgulho do espírito empreendedor da FAP. Buscamos estar sempre um passo à frente, inovando e ampliando a produção acadêmico-científica na nossa região”, comemora a professora Nony Braga, que espera a formação de novas turmas de mestrado em breve e de doutorado no futuro.

ASCOM/FAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot