PRIORIDADES | Brejo sedia Audiência Pública do Orçamento Participativo do Estado - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 5 de junho de 2019

PRIORIDADES | Brejo sedia Audiência Pública do Orçamento Participativo do Estado


Por William Fernandes – quarta, 5 de junho de 2019

VEJA MATÉRIA EM VÍDEO:


O município de Brejo sediou nesta terça, 4, durante todo o dia, uma das 35 Audiências Públicas da edição 2019 do Orçamento Participativo que o governo do Estado está realizando por todo o Maranhão, para a definição de prioridades para os próximos quatro anos.

No Orçamento Participativo é a população quem diz em que áreas e em quais obras devem ser investidos os recursos públicos. Além das autoridades presentes ao auditório do CEMOPS, estiveram participando da audiência moradores de vários municípios do Baixo Parnaíba.

“O Orçamento Participativo é uma ação importante, onde a gene identifica e pode opinar na alocação de recursos públicos com obras que beneficiam a população. É uma forma democrática de se governar e fazer o bem a todos de forma mais ampla possível”, disse o estudante da UFMA de Chapadinha Thiago Jansen, que estava representando a Fundação ESQUEL.




O prefeito de Brejo, Zé Farias destacou a importância do Orçamento Participativo e falou dos benefícios que município já recebeu do governo do estado.

“Quero parabenizar e agradecer ao Governador Flávio Dino e ao vice, Carlos Brandão, pelo grande trabalho, principalmente pelo que fez por Brejo na Infraestrutura, com o Mais Asfalto, na Educação, com o IEMA, mais salas de aula, Escola Digna, Ônibus; investimentos na Agricultura, com máquinas; na Segurança, com viaturas; na Saúde com ambulância e equipamentos. Acredito que ele vai continuar investindo em nosso município e em todo o Estado, e esse Orçamento Participativo nos dá a oportunidade de dizer o que mais precisamos e o que queremos”, disse o prefeito.
.
Para o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, é justo que a população possa participar da escolha de como os recursos públicos devem ser investidos, assim como participa na escolha do gestor: 

“É uma questão bem simples: se a população votou para escolher o governador, é justo também que a população participe para escolher as prioridades de investimento do Governo do estado, sobretudo numa situação de crise, em que toda  situação de crise é fundamental a definição do que é mais importante, e, nesse caso, a proteção dos mais vulneráveis: as crianças, idosos, e ao mesmo tempo investimentos na agricultura familiar, segurança pública, educação, assistência Social, questões essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas”. 

Inclusão Popular

O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot