Passado o intenso período chuvoso em todo o Estado do Maranhão, a Prefeitura de Santa Quitéria, por meio da Secretaria Municipal de Obras retoma o seu cronograma de ações em comunidades rurais e urbanas da cidade. Dentre os trabalhos desenvolvidos destaca-se a pavimentação e recuperação de pontes e estradas vicinais que devem beneficiar centenas de pessoas em comunidades como Santa Luzia, Pequizeiro, Fazendinha, Santa Quitéria velha e Araçá.

Vista aérea de Santa Quitéria do Maranhão (arquivo) Ascom
Na comunidade Santa Luzia, a prefeitura recupera a ponte que passa sobre o Rio Gengibre. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a nova ponte, além de ganhar uma melhor estrutura, contará também com um corrimão nas suas laterais para diminuir riscos aos pedestres e condutores na região. Para evitar as erosões, as cabeceiras ganharam reforço em concreto. A obra está em fase de conclusão e logo deverá ser inaugurada e entregue  à comunidade.
Ponte sobre o Rio Gengibre na comunidade Santa Luzia (Foto) Secretaria Municipal de Obras
No Rodiador, a Prefeitura prossegue com suas ações, levando serviços como pavimentação, aterro e colocação de piçarra em pontos críticos da vicinal, que liga o povoado à Rodovia MA-034 (Aeroporto).  O Secretário  Municipal de Obras, Natanael Lima, destacou que os trabalhos  fazem parte de um pacote de atividades adotadas pela  gestão do Prefeito Alberto Rocha, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida dos (as) quiterienses que residem tanto da zona rural quanto urbana do município de Santa Quitéria do Maranhão.
Vicinal que dá acesso ao Povoado Rodiador e a Rodovia MA-034 (Aeroporto) Foto: Secretaria Municipal de Obras
De acordo com o prefeito Alberto Rocha, as ações vão permitir mais trafegabilidade de veículos e pessoas, além de favorecer o escoamento da produção agrícola na região.  A Secretaria de Obras disse que outras serviços estão em andamento em diversas comunidades rurais do município. Na Santa Quitéria Velha, por exemplo, os trabalhos da prefeitura não param e a comunidade também está recebendo do governo municipal, os serviços de pavimentação e terraplenagem das principais ruas da comunidade.
Na zona urbana, com o objetivo de facilitar o escoamento de água e o deslocamento de pessoas e veículos às comunidades no entorno do bairro Araçá, a prefeitura de Santa Quitéria realizou serviços de readequação e colocação de bocas de lobo sobre o riacho que dá acesso ao bairro e outras comunidades.
Riacho que dá acesso ao bairro Araça ( Foto) Secretaria Municipal de Obras
As obras visam evitar transtornos aos moradores, diminuir o tempo de viagens e aumentar a segurança daqueles que usam as diversas vicinais no município, concluiu o Prefeito Alberto Rocha.
Por: Francisco Araújo
Fonte: Ascom/Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão