Prefeitura de Santa Quitéria-MA realiza ações de Combate às Hepatites Virais - Blog do William

Blog do William

Blog do William - Notícias de Chapadinha e do Baixo Parnaíba Zap: (98) 99210-7825 Anapurus, Mata Roma, Brejo, São Bernardo, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, São Luís, Milagres do Maranhão, São Benedito,

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Prefeitura de Santa Quitéria-MA realiza ações de Combate às Hepatites Virais



Por CN1

A Prefeitura de Santa Quitéria por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última quinta-feira (25/7), diversas ações de conscientização da população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais.

O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), no bairro Passarada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado neste domingo (28/7).

A Secretaria de Saúde ofereceu testes rápidos de Hepatites Virais B e C, orientações, debate e conscientização sobre a importância dos cuidados contra as Hepatites, também foram distribuídos preservativos e informativos com dicas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).



O que são as Hepatites Virais?

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Os sintomas apresentados são sempre os mesmos: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

Especificamente, para as Hepatites B e C é recomendado não ter contato direto com sangue de outras pessoas e não compartilhar materiais perfurantes (barbeadores, navalhas, alicates de unha e outros utensílios de manicure e pedicure). Também é contraindicado reutilizar materiais para tatuagem e piercing. Além disso, usar sempre camisinha e para as gestantes a obrigatoriedade do teste no pré-natal.

Para saber se tem ou não um destes tipos da doença, a pessoa precisa fazer o teste rápido, disponível em qualquer unidade básica de saúde. O resultado sai em até 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.

Post Top Ad

Your Ad Spot