Maranhão inicia nova etapa de vacinação contra o sarampo nesta segunda (10)

Única maneira de evitar o sarampo é pela vacina — Foto: Divulgação/SES

O Maranhão dará início, nesta segunda-feira (10), a primeira etapa da nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta etapa, que vai até o próximo dia 13 de março, o público são crianças e jovens de cinco a 19 anos. O Dia D da primeira fase será no sábado (15). A segunda etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com foco nos adultos de 30 a 59 anos.
A campanha é seletiva, pois só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação que tenha completado o esquema vacinal. Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da tríplice viral, bem como pessoas de 30 a 49 anos com uma dose. No caso dos profissionais de saúde, duas doses da vacina.
No Maranhão, a estimativa de não vacinados com a primeira dose para o sarampo é de 93.805, na faixa etária de cinco a 19 anos. A segunda etapa de vacinação ocorrerá de 3 a 31 de agosto, com Dia D de mobilização em 22 de agosto, para o público de 30 a 59 anos.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. A transmissão da doença ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

do g1.globo.com

Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.
EmoticonEmoticon