Cada PSF conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas ainda por dentista e técnico em higiene dental.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm um papel importante no atendimento à saúde de uma população; o Posto de Saúde do seu bairro ou comunidade é a principal porta de acesso à Rede de Atenção à Saúde; estes, são estabelecimentos de Atenção Primária.
Em Santa Quitéria do Maranhão, contamos com 12 Unidades Básicas de Saúde de Saúde da Família (UBSF), sendo – cinco (05) na zona urbana e sete (07) na zona rural-.
Neste momento de crise, os encaminhamentos para atendimentos no hospital municipal da cidade devem ser efetuados pelas UBSF.
CONFIRA A RELAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), EM SANTA QUITÉRIA-MA.

Por conta da pandemia e os riscos de contaminação com grandes aglomerações, em especial, nos postos de saúde, a coordenação de atenção básica resolveu alterar o horário de funcionamento e priorizar atendimentos e serviços. Todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), no município, estão funcionando, exclusivamente, de (Segunda à Sexta), no horário das 7h da manhã às 12 horas. Seguido de cronogramas de ações de visitas nas comunidades e ainda, uma equipe de plantão permanente para atender aos casos relacionados a Covid – 19.
Cada (UBSF) conta com equipes de saúde da família (eSF) que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo ser complementadas por dentista e técnico em higiene dental. A coordenadora da Atenção Básica em Santa Quitéria do Maranhão, Magda Ferreira Felix, fala sobre atuação e composição das equipes de saúde, na cidade.



Um personagem importante para que esse primeiro atendimento ao cidadão que busca o serviço de saúde flua da melhor forma possível, é o Agente Comunitária de Saúde (ACS) que, por estar mais próximo do usuário, consegui acionar um enfermeiro – que encaminha ou desloca um médico até a Unidade ou residência do usuário,quando se tratar de pacientes acamados, idosos ou correspondentes ao Coronavirus.

Na sede e também na zona rural do município, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Enfermeiros é monitorar as realidades de cada bairro/comunidade e, havendo a necessidade de encaminhamento à (UBSF), um profissional médico e especialista será acionado.
Este também poderá ser dirigido às comunidades rurais para que seja feita uma seção de consultas de rotina, previamente agendadas pelo ACS.
Nas barreiras de isolamento, a atenção básica também está presente com serviços de orientação e identificação de possíveis portadores da Covid que estejam entrando na cidade
DISTRIBUIÇÃO DAS ESCALAS DE PLANTÕES NAS DUAS BARREIRAS RODOVIÁRIAS DE ACESSO AO MUNICÍPIO

O coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. O vírus pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.
ATENÇÃO, OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA COVID-19 SÃO:
- Febre baixa
- Tosse
- Coriza
- Dor de gargante
- Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
LEMBRE – SE
AO SENTIR ALGUNS DESSES SINTOMAS ACIMA, PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO
Com a adoção dessas medidas, busca – se diminuir o número de pessoas procurando as unidades básicas de saúde; principalmente nesse momento de pandemia em que se fala da necessidade do isolamento social e de se evitar aglomerações. Magda Ferreira Felix, Coordenadora da Atenção Básica explica como está montada a estrutura de atendimento e os serviços disponíveis à população. Principalmente nesse período em que a pandemia está em evolução no município.
A coordenação de Atenção Básica lembra que as Unidades Básicas de Saúde (UBSF), estão abertas e funcionando diariamente e detalha:

Nesse momento é preciso que haja uma interação entre à família e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) […] “Assim, é necessário ser morador da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde para obter o atendimento adequado
As equipes de saúde da família estão aptas a realizar os primeiros atendimentos e encaminhar aos Postos quando houver a necessidade de consultas com outros profissionais como: clínicos gerais, obstetras, pediatras, psicólogos, assistentes sociais.

Além manter as equipes que realizam o monitoramento de pessoas em isolamento, por conta de Covid – 19. nossos profissionais também executam ações educativas em saúde. Porém, para que o trabalho aconteça de forma mais eficiente precisamos da ajuda de todos, em nome da nossa saúde e todos que nos rodeiam.

Nesse sentido, para evitar a propagação da virologia, principalmente nas áreas rurais a Atenção Básica está disponibilizando dois números de telefone celular e (Alô, Saúde) para que sejam solicitados atendimentos, denunciados casos suspeitos ou descumprimentos ao isolamento social. No início será um período de adaptações, e, pedi a compreensão da população até tudo estar funcionando perfeitamente.
ALÔ, SAÚDE
(86) 98864/7334 – LIDIEGIDA VIANA (98) 98543/4377 – JÉSSICA VIANA
Sobre a pandemia, a principal orientação da saúde municipal é para que as pessoas evitem aglomerações e se houver a necessidade de sair de casa que não deixem de utiliza a máscara de proteção que, de acordo com o Decreto Municipal é obrigatório e a não utilização pode gerar multa ao infrator. E não podemos esquecer que medidas como lavar as mãos com água e sabão, evitar abraços e apertos de mãos entram no pacote de hábitos que devem ser adotados por todos, no enfrentamento ao Coronavirus.
PREFEITURA DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO
GESTÃO – HORA DE RECONSTRUIR
Por: Francisco Araújo/Ascom
Fonte: Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão/Secretaria Municipal de Saúde/Coordenação de Atenção Básica/Ascom
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção! Comentários abusivos e desrespeitosos serão deletados. Nem tente.